Administrador defende parceria para restauro do acesso ao mercado Km 30

     Economia           
  • Luanda     Terça, 26 Março De 2024    16h33  
Mercado do 30 em Luanda
Mercado do 30 em Luanda
Francisco Miúdo

Viana – O administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, disse hoje (terça-feira), em Luanda, que a reabilitação do acesso ao mercado do 30 pode ser feita, mediante uma parceria entre empresários e a administração desta superfície comercial.

Falando à imprensa, à margem de uma visita de trabalho que efectuou ao maior mercado a céu aberto do país, o administrador municipal acrescentou que esta parceria deve ser extensiva a outros problemas existentes como fornecimento de energia eléctrica, saneamento básico e delinquência.

“Pela sua dimensão, o mercado do Km 30 deve prestar um bom serviço a quem nele exerce a actividade comercial e a quem busca produtos para a satisfação das suas necessidades”, frisou.

Demétrio de Sepúlveda reconheceu ser um esforço grande  para se chegar ao mercado, assegurando que a administração municipal está a aguardar por desembolso financeiro para dar início às obras de reabilitação da referida via.

Por seu lado, o administrador do mercado Km 30, António Domingos “Tony Mulato”, pediu a disponibilização de máquinas para a sucção das águas da chuva e camiões basculantes para a limpeza e saneamento do recinto.

De acordo com ele, o maior problema do mercado prende-se com a época chuvosa, uma vez que durante o tempo seco o acesso fica facilitado e o saneamento básico é facilmente escoado.

Ainda hoje o administrador de Viana inteirou-se da evolução dos trabalhos de reabilitação do posto médico materno-infantil do Km 30, em curso desde 2023, e que atende em média 200 pacientes/dia.

Para o administrador, as obras decorrem a bom ritmo e espera-se que em breve a unidade possa estar concluída para melhorar o atendimento aos munícipes, que actualmente recebem tratamento em instalações improvisadas.

Situado numa área com um milhão e 900 metros quadrados, o mercado do 30 é considerado o maior centro de escoamento de produtos  agrícola em Angola.

O mesmo localiza -se no distrito urbano da Baia, município de Viana. FCC/HDC/AC





+