AFAVIAS poderá asfaltar estrada Lumeje/Luau

     Economia           
  • Moxico     Segunda, 14 Novembro De 2022    14h48  
Moxico: Terra planagem das estradas do Luena
Moxico: Terra planagem das estradas do Luena
Kinda Kyungu

Luena – As obras de asfaltagem da Estrada Nacional EN250, que interliga os municípios do Lumeje/Luacano/Luau, na província do Moxico, num troço de 156 quilómetros, estarão a cargo da empresa de engenharia e construções AFAVIAS.

A informação foi passada hoje à imprensa pelo director do gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Governo Provincial do Moxico, Anito Gouveia.

De acordo com o responsável, a empreitada terá como fonte de financiamento a Caixa Geral de Depósitos, num valor de 208 milhões,  903 mil,  963 euros (1 Euro equivale a 509,46), sendo que cinco milhões, 96 mil, serão adjudicados no trabalho de fiscalização da obra.

Enquanto isso, continuou, o acabamento da estrada entre Marco 25 (Luau) e a vila de Cazombo, município do Alto Zambeze, num percurso de 192 quilómetros, custará 276 milhões de dólares, com financiamento do banco britânico sediado em Londres, o Standard Chartered.

O projecto está no Ministério das Finanças para a negociação dos termos, segundo disse o responsável do GEPE/Moxico.

Por sua vez, a Estrada Nacional EN190, que interliga os municípios do Moxico (sede) e o Alto Zambeze, por via das comunas do Lucusse/Lumbala Caquengue e a vila de Cazombo aguarda pelo financiamento, uma vez que está em estudo, esclareceu.

 

Relativamente a estrada Luena/Munhango (156), para ligar as províncias do Moxico e Bié, disse que vai ser construída pela empresa de engenharia  Noráfrica, com financiamento do banco alemão Deutsche Bank, no valor de 176 milhões e 527 mil euros.





+