Agência garante apoio institucional às exportações

     Economia           
  • Benguela     Quarta, 17 Março De 2021    21h04  
Produção de sal na Baía Farta
Produção de sal na Baía Farta
Frederico Herculano

Benguela – A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) está disponível a ajudar o empresariado nacional na busca por novos mercados, além fronteiras, para venda dos seus produtos, soube hoje, a ANGOP.

Essa garantia foi manifestada pelo Presidente do Conselho de Administração da AIPEX, António Henriques, à margem de uma visita a três unidades industriais privadas com um investimento de 47 milhões de dólares e criação de 890 postos de trabalho, na província de Benguela.

Trata-se da pescaria Guanda Pescas, empresa Contenal (dedicada a produção de materiais de construção) e Tuti-Angola, destinada ao fabrico de equipamentos para a indústria alimentar, todas resultantes do trabalho da AIPEX nos últimos anos.

A Guanda Pesca está actualmente com um nível de captura de cinco mil toneladas mês, já a Contenal produz 40 mil sacos de cimento cola/mês, muito aquém dos 160 mil projectados, devido a crise económica e a pandemia da Covid-19.

A Tuti-Angola está a produzir cerca de 100 produtos de cozinha, entre molhos, azeites, maioneses, canela, massa de tomate, polpas, biscoitos, mel e outras especiarias que podem ser exportadas.

Segundo o PCA da AIPEX, o sector empresarial deve aproveitar as facilidades que a Janela Única do Empreendedor proporcionam, de modo a se ultrapassarem alguns constrangimentos que ainda dificultam o processo de exportação.

A propósito, António Henriques e comitiva deslocaram-se também à salina Calombolo, onde abordaram as modalidades de exportação do excedente de produção, particularmente a “flor do sal”, bastante valorizado na Europa, chegando a custar Usd 20 mil/toneladas.

A AIPEX, criada ao abrigo do Decreto Presidencial nº 81/18, de 18 de Março, prepara-se para assinalar nesta quinta-feira (18), três anos de existência.





+