Agricultores do Bengo capacitados em agronegócios e cadeias de valor

     Economia           
  • Bengo     Terça, 16 Novembro De 2021    20h25  

Caxito - Vinte e um produtores agrícolas, comerciantes e empreendedores da província do Bengo estão a ser capacitados sobre agronegócios e cadeia de valor, para melhor gerirem e fortalecer o sistema agro-alimentar.

Promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o seminário com duração de três dias,  enquadra-se no projecto “Agro Prodesi”.

O “Agro Prodesi” visa fortalecer as capacidades técnicas dos actores do sistema agro-alimentar, para liderarem com os processos inclusivos de aceleração do agronegócio, diversificar a economia e aumentar a renda familiar.

Os participantes estão a abordar temas relacionados com os modelos de agronegócios inclusivos,  partindo do pressuposto de que a maior parte da população desenvolve actividade agrícola de subsistência.

Pretende-se com estes modelos, ajudar os pequenos produtores a saírem da agricultura de subsistência para uma agricultura de mercado.

Na abertura do encontro, o vice-governador provincial para o sector político, social e económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, destacou a importância da acção formativa e a necessidade de partilha dos instrumentos adquiridos, de modo a enfrentarem os desafios nos domínios da produção, mercados e comercialização.

A banana, a mandioca e o milho são os três principais produtos da cadeia de valor do agronegócio, considerados prioritários pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em Angola, na província do Bengo.





+