Agricultura financia electrificação do Tango

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 11 Maio De 2023    12h44  
Campo agrícola (Foto ilustração)
Campo agrícola (Foto ilustração)
Manuel Zamba - ANGOP

Tango  – O Ministério da Agricultura e Florestas vai investir quinhentos e 61 milhões de kwanzas para a electrificação da comuna do Tango, município de Ambaca (Cuanza Norte), informou o administrador municipal,  Francisco Cambango.

Esclareceu que o ministério  vai fazer este investimento pelo facto da comuna do Tango ser uma  zona potencialmente agrícola e com grande extensão de terras aráveis .

O investimento está enquadrado no plano de desenvolvimento do Planalto de Camabatela, com o objectivo de levar energia eléctrica  a fazendas agrícolas.

Segundo Francisco Cambango, já foram cumpridos todos os procedimentos administrativos para a concretização do projecto nos próximos quatro meses.

Francisco Cambango destacou que o  projecto vai impulsionar o desenvolvimento da região.

Com uma população estimada em mais de 11 mil habitantes, a comuna do Tango dista a 35 quilómetros da vila municipal de Ambaca (Camabatela) e conta com uma extensão de 690 quilómetros quadrados.

A região possui vastas porções de terras aráveis em função da confluência do rio Lucala com vários riachos, facto que proporciona a actividade agrícola e a pastorícia, através da criação de gado bovino, caprino e suíno.

Em função do aumento dos níveis de produção, existe na região um mercado a céu aberto, às sextas-feiras,  para promover as trocas comerciais, em função dessas potencialidades, a Administração Municipal está a reabilitar o troço que liga a sede municipal até à comunal no sentido de facilitar o escoamento da produção agrícola, bem como a circulação com segurança da população.

No mercado,  reunem-se comerciantes e agricultores  de Cagola e  Negage (Uíge) e Calandula (Malanje). EFM/IMA





+