Agricultura prioriza relançamento da produção de mandioca

     Economia           
  • Lunda Norte     Sexta, 19 Fevereiro De 2021    14h00  
Cuanza-Norte: Adriano Mendes de Carvalho, Governador provincial
Cuanza-Norte: Adriano Mendes de Carvalho, Governador provincial
Isabel Canhanga

Dundo – O novo director do Gabinete Provincial da Agricultura na Lunda Norte, José Mendes, apontou hoje, sexta-feira, o relançamento da produção de mandioca em grande escala e a criação de brigadas de mecanização para alargar os campos de produção, como suas prioridades.

Em declarações à imprensa após a sua tomada de posse, o responsável apontou igualmente, como prioridades, o relançamento da produção de ovo, carne e cereais e da fruticultura.

Relactivamente à produção de ovos, disse que a primeira medida será aproveitar, através de parcerias, as tecnologias utilizadas noutros pontos do mundo, para a transformação da mandioca e ração animal.

Vai igualmente organizar os produtores, com vista a traçar estratégias conjuntas, para que as prioridades enumeradas sejam concretizadas e garantir a auto-suficiência e segurança alimentar na região.

José Mendes acrescentou que vai trabalhar também com a classe empresarial local, no sentido de investirem no sector, sobretudo no escoamento e comercialização dos produtos.

Atrair investidores para a recuperação do perímetro agro-pecuário do Cossa, no município de Cambulo, um dos maiores campos de produção de leite, manteiga e carne na década de 80, consta, de igual modos do alinhamento deste gestor público.

O sector agrícola na Lunda Norte controla 189 associações e 98 cooperativas. A província tem potencialidades no cultivo do milho, arroz, girassol e mandioca, além das hortícolas e frutícolas.





Notícias de Interesse

+