Governo angolano continua focado no repovoamento do Planalto de Camabatela

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quarta, 07 Fevereiro De 2024    21h16  
Bovinos provenientes do Tchad estão no Planalto de Camabatela, província do Cuanza Norte
Bovinos provenientes do Tchad estão no Planalto de Camabatela, província do Cuanza Norte
José Cachiva

Camabatela – O ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, reafirmou a aposta do Governo angolano em continuar o repovoamento do Planalto de Camabatela, para proporcionar proteína animal aos cidadãos.

O governante, que falava esta quarta-feira em Camabatela (Ambaca), precisou que o Executivo, através do Ministério da Agricultura e Florestas (Minagrif), optou por criar infra-estruturas necessárias para que os bovinos cresçam e se reproduzam saudavelmente.

Dirigindo-se aos jornalistas, a propósito da visita a um projecto privado de criação de animais, produção de hortícolas e frutas, apontou, entre as infra-estruturas, a construção de parques, piquetes, bebedouros, currais e laboratórios, no âmbito do programa de repovoamento, já em curso.

Esclareceu que o ministério teve que fazer uma inversão em termos de actuação, com a criação de infra-estruturas para o transporte, alojamento e tratamento dos animais, destacando o empenho e contributo do sector privado na observância das condições e dinâmicas que o Executivo tem criado para a dinamização da economia nacional.

Com uma área de 12 mil quilómetros quadrados, o Planalto de Camabatela é uma região rica na produção animal, com condições propícias para o desenvolvimento da agro-pecuária, a bovinicultura de corte e a criação de pequenos ruminantes.

Aprovado pelo Conselho de Ministros em 2017, o projecto de Repovoamento do Planalto de Camabatela previa a importação de dez mil e 500  cabeças de gado bovino, sendo oito mil para confinamento e duas mil e 500 para reprodução.

"O que se pretende é que o Planalto de Camabatela, que inclui as províncias do Cuanza-Norte, Malanje e Uíge, seja auto-suficiente na produção de bovinos para abate e repovoamento", frisou o ministro.

O Planalto de Camabatela foi responsável pelo abastecimento de 60 por cento da carne bovina consumida em toda a região norte de Angola, antes da independência em 1975.

 A província do Cuanza-Norte conta com cerca de 32 mil cabeças de gado bovino, fruto dos vários investimentos do sector público e privado, com particular destaque para os municípios de Ambaca, Cambambe e Samba-Caju.

A circunscrição conta com uma área total de 21 mil e 646 hectares de pasto, dos quais 21 mil e 394 naturais e outros 252 hectares melhorados pelos criadores locais.

A província conta igualmente com 53 mil e 764 caprinos, 14 mil suínos, 14 mil e 145 bovinos, 100 mil e 154 aves e 202 cavalos. EFM/IMA/AC





+