AGT melhora fiscalização aduaneira nas fronteiras

     Economia           
  • Lunda Norte     Terça, 24 Maio De 2022    13h22  
Vista de uma linha de fronteira Angola/Congo (arquivo)
Vista de uma linha de fronteira Angola/Congo (arquivo)
Pedro João

Dundo – O director da 7ª região da Administração Geral Tributária (AGT), Paulo João, anunciou, esta terça-feira, a instalação de novos sistemas tecnológicos nos postos fronteiriços do município de Cambulo, província da Lunda Norte, para melhorar a fiscalização aduaneira.

Em declarações à imprensa, a propósito do comércio transfronteiriço, Paulo João disse que os novos sistemas estão a ser instalados nos postos fronteiriços do Tchicolondo, Furi-3 e no Marco-28.

Explicou que a medida visa permitir que todo o processo tributário e o registo de mercadorias seja feito a partir dos postos fronteiriços, sem necessidade de os comerciantes se deslocarem à cidade do Dundo para o efeito, como acontece actualmente.

A AGT, acrescentou a fonte, pretende, com esse investimento, melhorar o sistema de comunicação, aumentar o volume de receitas fiscais e combater a fuga ao fisco.

Informou que a conclusão do processo de instalação dos sistemas está prevista para o final do mês em curso.

Por outro lado, disse que o Governo está a criar condições para a reabertura das fronteiras, facto que contribuirá, em grande medida, para o aumento da arrecadação de receitas aduaneiras na província da Lunda Norte.

Devido à Covid-19, o Governo angolano, no âmbito das medidas de prevenção, encerrou as fronteiras terrestres, fluviais e aéreas.

Com 770 quilómetros de fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), a província da Lunda Norte tem cerca de 20 postos fronteiriços distribuídos nos municípios do Cuango, Caungula, Chitato, Cuilo e Cambulo.





+