AGT prevê arrecadar mais de Kz 500 milhões no Tchicolondo

     Economia           
  • Lunda Norte     Segunda, 21 Agosto De 2023    16h27  
Movimento no posto fronteiriço entre Angola/Namíbia
Movimento no posto fronteiriço entre Angola/Namíbia
ANGOP

Dundo - A delegação aduaneira do Dundo, província da Lunda Norte, prevê uma receita fiscal acima dos 500 milhões de kwanzas na fronteira do Tchicolondo, localizada no município de Cambulo.

A fronteira do Tchicolondo , entre Angola e República Democrática do Congo (RDC) é a segunda maior do país, em termos de arrecadação de receitas , depois do Luvo,  e é responsável em 50 por cento das das rendas fiscais na província da Lunda Norte. 

Em declarações à imprensa, o chefe da delegação aduaneira do Dundo , João Miguel , fez saber que até Julho as receitas fiscais arrecadadas naquela fronteira, através de trocas comerciais,  estavam acima dos 160 milhões de kwanzas. 

Disse que o material de construção, farinha de trigo, açúcar, óleo alimentar, plástico e produtos agrícolas,  são os produtos mais comercializados no Tchicolondo, razão pela qual mensalmente são registados 60 camiões, com mais de um milhão de toneladas de mercadorias. 

Disse que os comerciantes angolanos exportam os seus produtos para as províncias de Kassai, Kassai Central e Lualaba (RDC). 

Até Março deste ano, a meta da AGT apontava para uma arrecadação de sete mil milhões de kwanzas em todos os postos fiscais da Lunda Norte, contra os seis mil milhões de 2022. 

Nós últimos dois anos, a AGT arrecadou 18,8 mil milhões de kwanzas, valores que ultrapassaram as metas previstas que eram de  8,6 mil milhões de kwanzas. 

A maior arrecadação registou-se em 2022, um total de 9,7 mil milhões de Kwanzas. 

Actualmente, a província da Lunda Norte conta com três postos de arrecadação fiscal no Chitato, Lucapa e Cuango. HD 





+