AGT quer cadastrar mais de 200 estabelecimentos comerciais no Catinton 

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 11 Janeiro De 2024    20h38  

Luanda - A Administração Geral Tributária prevê cadastrar, no primeiro trimestre do ano em curso, 250 estabelecimentos comercias no bairro Catinton, informou, hoje, quinta-feira, o chefe de departamento dos Serviços Fiscais da Terceira Região Tributária, Alísio Samajata.

Em declarações à imprensa, à margem do encontro de sensibilização dos contribuintes da Associação de Comerciantes do Catinton, o responsável da AGT fez saber que já foram identificados cem estabelecimentos comerciais que serão cadastrados.

A AGT quer cadastrar todos os imóveis e lojas com o objectivo de monitorar e acompanhar os contribuintes que fazem os pagamentos do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA). 

De acordo com o chefe de departamento dos Serviços Fiscais da Terceira Região Tributária, Alísio Samajata disse que todos os estabelecimentos comerciais serão cadastrados no regime simplificado, tendo em conta o seu volume de facturarção. 

O responsável referiu que a Administração Geral Tributária está, desde o mês de Dezembro do ano transato, a desenvolver pelo país operações informais, tendo em vista o alargamento da Base Tributária.

"Neste momento, estamos a proceder ao cadastramento de todos os contribuintes, proprietários de armazéns, lojas e grandes serviços comerciais que actuam nos pontos principais de Luanda", destacou.

Alísio Samajata informou que a operação visa atender determinadas áreas fundamentais, nomeadamente os estabelecimentos dos mercados do Catinton, Kifica, Kicolo, Grafanil Bar, mercados de Viana e área do Morro Bento.

O referido processo, explicou o interlocutor, tem como objectivo principal o alargamento da Base Tributária e trazer o novo contribuinte para a AGT, tendo-se em conta que muitos deles têm dificuldades de se registar. Entretanto com os postos fixos, o processo será facilitado. 

O responsável da Administração Geral Tributária fez saber que o programa prevê cadastrar, a nível da capital do país, mais de cinco mil imóveis de contribuintes, e arrecadar mais de 250 mil milhões de kwanzas, no primeiro trimestre deste ano.

No encontro desta quinta-feira, realizado no mercado do Catinton, estiveram presentes 150 comerciantes.

SL/MDS 





Notícias de Interesse

+