AGT vai reorganizar tributação da madeira

     Economia           
  • Moxico     Quinta, 24 Junho De 2021    18h19  
Presidente do Conselho de Administração Geral Tributária(AGT), Cláudio Paulino dos Santos
Presidente do Conselho de Administração Geral Tributária(AGT), Cláudio Paulino dos Santos
Alberto Julião

Luena – A Administração Geral Tributária (AGT) pretende reorganizar o processo de tributação da madeira, para se evitar as constantes fugas ao fisco, prejudicando a arrecadação de receitas, anunciou nesta quinta-feira, no Luena, província do Moxico, o Presidente do Conselho de Administração(PCA), Cláudio dos Santos.

Em declarações à imprensa, no final de uma cerimónia de auscultação que a AGT está a promover no Luena, o PCA explicou que a fuga ao fisco no sector da madeira é notória porque os seus intervenientes pouco apresentam declarações tributárias e isentam-se no pagamento de impostos, comprometendo o processo de arrecadação de receitas.

"O que vamos fazer é reunir com os intervenientes do sector, como fizemos no Cuando Cubango. Procurar saber onde estão as dificuldades e começar a actuar, para que possam estar regularizados, cumprir com as suas obrigações declarativas e pagar os seus impostos regularmente", esclareceu.

Na ocasião, o PCA tomou nota das preocupações dos contribuintes, dentre as quais, as ligadas às multas, juros e pagamentos de prestações, tendo também se manifestado inquieto com as violações permanentes das facturas no sistema económico de facturação, porque que não obedecem o regime jurídico estabelecidos por lei.





+