Barragem de Laúca entre as maiores de África 

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 17 Dezembro De 2020    20h27  
Malanje: Túnel da turbina central térmica de Laúca
Malanje: Túnel da turbina central térmica de Laúca
Nelson Costa

Luanda - O Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca figura, desde 16 deste mês, entre as quatro maiores de África. 

O facto deve-se à entrada em funcionamento do sexto grupo gerador do empreendimento, que passa a ter uma capacidade instalada de dois mil e quatro megawatts, consolidando o país como referência regional em produção de energia 100 por cento limpa e renovável.

Laúca posiciona-se atrás da Grande Represa do Renascimento, na Etiópia, com seis mil Megawatts, a Represa Alta de Assuao, no Egipto, com dois mil e 100 e a de Cahora Bassa, em Moçambique, com dois mil e 75. 

Segundo uma nota da Odebrecht Engenharia Construção, empresa responsável pelas obras do empreendimento, com o novo grupo gerador em operação, Laúca amplia a sua capacidade de produção anual para além dos oito mil gigawatts. 

Actualmente, o empreendimento responde por 50 por cento da procura de energia do sstema eléctrico interligado norte-centro, que abastece as províncias de Luanda, Cuanza Norte, Uíge, Cuanza Sul, Zaire, Malanje, Bengo, Huambo, Benguela e Bié.
 
No primeiro semestre de 2021, está prevista a entrada em funcionamento da Central Ecológica, que fará com que o empreendimento de Laúca atinja a capacidade máxima de dois mil e 70 megawatts. 

Além disso, no âmbito do Sistema de Transporte associado à central, está prevista a conclusão da nova sub-estação de Bita e a respectiva inter-ligação com as sub-estações de Cambutas e Camama, configurando um novo corredor de escoamento de energia a reforçar a capacidade e estabilidade de atendimento aos consumidores.
 
O Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca é uma obra de iniciativa do Governo de Angola, sob a responsabilidade do Ministério da Energia e Águas e tutela do Gabinete do Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK). 





+