AIA considera fundamental aposta em startups para desenvolver o agronegócio

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 28 Abril De 2023    16h39  
José Severino, presidente da AIA
José Severino, presidente da AIA
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - O presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, considerou esta sexta-feira, em Luanda, fundamental a aposta em startups para desenvolver o agronegócio no país, tendo em conta as potencialidades oferecidas pelo mercado.

Falando à ANGOP à margem da 2ª edição do Angola Startup Summer, que decorre de 27 a 29 de Abril sob o lema “Inovação e tecnologia como vectores para dimensão das startups em Angola”, sublinhou ser um caminho para saída do subdesenvolvimento, tendo em conta o recurso às novas tecnologias.

“Porque, hoje, temos as novas tecnologias que nos fazem eliminar muitos constrangimentos que tínhamos em relação à comunicação. Costumo dizer aos jovens que não comprem sapatos sola fina, mas comprem um computador, alia-te as novas tecnologias”, disse. 

Reforçou que o país precisa de mais startups “porque vão evoluir em todos os domínios, particularmente com as GBT, cabo fibra óptica. As novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis e é aí que nós temos que apostar”. 

A 2ª edição do Angola Startup Summer, que decorre de 27 a 29 de Abril sob o lema “Inovação e tecnologia como vectores para dimensão das startups em Angola”, serve para apresentar instrumentos de financiamentos ajustáveis às necessidades de empresas desta natureza, tendo em consideração os diferentes estágios em que se encontram.

O evento, realizado pelo Ministério da Economia e Planeamento, em parceria com a Eventos Arena, decorre no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).

Visa manter e fomentar o surgimento de novas startups,  através da troca de experiências, realização de negócios, bem como cooperação com instituições universitárias, potenciais investidores, aceleradoras e incubadoras.

É considerada startup – termo inglês que significa “começar algo novo”, uma empresa nova, com um modelo de negócios repetível e uma ideia inovadora que provoca impacto na sociedade, seja com um produto ou um serviço que resolve um problema. HEM/AC





+