AIPEX com carteira de projectos avaliados em USD 9.7 mil milhões  

     Economia           
  • Cuando Cubango     Quinta, 26 Outubro De 2023    09h08  
PCA da AIPEX, Lello Francisco
PCA da AIPEX, Lello Francisco
Francisco Miúdo-ANGOP

Menongue – Seiscentos e 30 projectos de investimentos privados, avaliados em mais de 9.7 mil milhões de dólares norte americanos, deram entrada em cinco anos na Agência de Investimento Privado e Promoção de Exportações de Angola (AIPEX), para alavancar a economia do país.

A informação foi avançada esta quarta-feira, à imprensa, em Menongue, no Cuando Cubango, pelo PCA da AIPEX, Lello João Francisco, tendo adiantado que os mesmos estão direccionados para os sectores do turismo, indústria, energia e águas e saúde.

O responsável, que falava após o seminário de apresentação da Janela Única do Investimento (JUI), assegurou que 191 projectos já foram implementados, avaliados em 1.6 mil milhões de dólares norte americanos, tendo permitido a criação de 12 mil postos de trabalhos directos para cidadãos angolanos.

Ressaltou que, nesta altura, há maior incidência de investimento para as províncias de Luanda, Benguela e Huíla.

Para o Cuando Cubango, o PCA da AIPEX, Lello João Francisco, fez saber da existência de dois projectos privados em execução, nomeadamente a Companhia Siderúrgica do Cuchi, de produção do ferro gusa, empregando mais de mil empregos, e o outro da produção de abacate, para a exportação.

Aproveitou para lançar um repto aos membros do governo e das administrações municipais, no sentido de contribuírem na criação do ambiente de negócios, para atrair investidores para esta região.

“O projecto Okavango - Zambeze é a jóia da coroa da AIPEX para o Cuando Cubango na componente turística e com enorme potencial, pelo que está a ser feito um árduo trabalho da sua divulgação para atracção de investimentos estrangeiro”, assegurou.

Defendeu a necessidade de se fazer um bom trabalho de casa, criando mais condições para o ambiente de negócios, para que as visitas de prospecção se transformem em potenciais investimentos e projectos que venham a se concretizar num futuro próximo.

Lello João Francisco assumiu, por isso, o desafio, enquanto gestor da AIPEX, de atrair mais investimentos para a produção de produtos de consumo, sobretudo os da cesta básica, para a redução da dependência de importações.ALK/JSV/PLB

 





+