AIPEX e congénere transcontinental assinam memorando

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 21 Outubro De 2021    14h40  
Momento da assinatura de memorando de entendimento entre a AIPEX e a CBL-ACP
Momento da assinatura de memorando de entendimento entre a AIPEX e a CBL-ACP
Clemente dos Santos

Luanda – A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações – AIPEX e a Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Bélgica-Luxemburgo-África-Caraíbas-Pacífico (CBL-ACP) assinaram, hoje, um memorando para fortalecer a parceria económica.

A parceria celebrdada em Luanda com o intuito de estimular o comércio e os investimentos, bem como reforçar a cooperação mútua entre o sector empresarial de Angola e dos países associados da CBL-ACP.

O memorando teve como signatários o administrador Executivo da AIPEX, Lello Francisco, e o director de Relações Bilaterais da CBL-ACP, Daniel Ribant.

Na ocasião, o administrador da AIPEX, Lello Francisco, disse que a CBL-ACP é parceiro natural e que tudo será feito para a implementação exitosa deste acordo, nas diversas áreas de interesse comum das partes e, consequentemente, elevar-se a intervenção de empresários angolanos e belgas.

“Dada a importância do memorando e o momento actual da economia angolana, toda a parceria torna-se crucial e fundamental para alavancar o tecido empresarial, reforçando o crescimento de sectores como o da agricultura, indústria, infra-estruturas e transportes”, referiu o responsável.

Um outro aspecto do memorando, segundo Lello Francisco, é a troca de experiência e de conhecimentos, contribuindo-se, deste modo, significativamente para o processo de diversificação da economia angolana.

Já o director de Relações Bilaterais da CBL-ACP, Daniel Ribant, disse que o memorando está a ser assinado numa altura em que novos países vejam Angola como um mercado atractivo aos investimentos, pelo que a Bélgica não poderia ficar atrás, a julgar pelas boas relações com o país desde 1986.

 “É por isso que estou particularmente satisfeito por assinar este acordo de cooperação, em nome da CBL-ACP, e que deste modo venha a reforçar a presença de empresas belgas em Angola e vice-versa”, precisou o responsável belga.

A AIPEX tem por missão promover e captar investimentos privados de origem interna e externa, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país, bem como fomentar o incremento e a diversificação das exportações de produtos e serviços do país.

Enquanto isso, a Bélgica-Luxemburgo-África-Caraíbas-Pacífico-CBL-ACP tem como atribuição apoiar as relações comerciais e de investimento entre a Bélgica, Luxemburgo e todos os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico) e assegurar o desenvolvimento contínuo da comunidade empresarial nestas regiões.

Investimento belga em Angola

Actualmente, Angola e Bélgica têm uma relação comercial que remota desde 1986, sendo que a Bélgica, o Luxemburgo e os países membros da ACP são parceiros estratégicos da República de Angola.

Em relação aos investimentos, a AIPEX tem registado de 1995 a Julho de 2021, cerca de 25 projectos empresariais da Bélgica em sectores como Transportes, Serviços, Indústria, Agricultura, Comércio -geral, Construção Civil, Imobiliário e Mineração.

Esses investimentos estão avaliados em cerca de USD 46.570.330,00 (quarenta e seis milhões, quinhentos e setenta mil e trezentos e trinta dólares norte-americanos).

Como sinal das saudáveis relações, a Brussels Airlines, antes SABENA, voa continuamente para Luanda. Em 1991 a TSE Angola, uma empresa belga de construção civil, foi estabelecida e mantém a sua actuação em Angola.

Em 1997 o Byblos Bank, um banco Belga iniciou a sua primeira correspondência com o Banco de Poupança e Credito (BPC) e recentemente o Porto belga de Antuérpia Internacional e o Porto de Luanda assinaram um acordo de cooperação.





+