AIPEX regista mais de 600 projectos de investimentos

     Economia           
  • Bengo     Segunda, 09 Outubro De 2023    17h49  
PCA da AIPEX, Lello João Francisco
PCA da AIPEX, Lello João Francisco
Domingos Cardoso - ANGOP

Caxito - Seiscentos e 30 projectos de investimento privado avaliados em cerca de 9.3 mil milhões de dólares foram registados, nos últimos cinco anos, pela Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).

Deste número, 191 projectos, na maioria ligados ao sector industrial, num valor de cerca de 1.6 mil milhões de dólares foram implementados, informou hoje, à imprensa, em Caxito (Bengo), o PCA do AIPEX, Lello João Francisco.

Ao falar à margem de um seminário de capacitação sobre a Janela Única de Investimento (JUI) e suas facilidades, o responsável informou que, desde Agosto deste ano, a AIPEX tem registado 69 projectos também no segmento da indústria avaliados aproximadamente em 2 mil milhões de dólares.

Os Estados Unidos da América (EUA), Portugal, Emiratos Árabe Unidos (EAU) e a China são os países com maior volume de investimento no país.

Quanto às exportações, o petróleo continua a liderar com 95 por cento, os diamantes entre 3 a 4 por cento e os produtos diversos com apenas um por cento.

Nos produtos diversos, destaque vai para o pescado, a madeira, as rochas ornamentais, fraldas, detergentes e frutas.

Em relação aos últimos cinco anos, disse, há uma tendência de investimentos direccionados para o sector da indústria, particularmente para o processamento alimentar, sublinhou.

“Isto é justamente aquilo que o Executivo quer. Direccionar o investimento para produção de bens de amplo consumo”, pontualizou.

Entre os desafios da agência consta a dinamização das exportações e a necessidade de se procurar novos mercados para os produtos nacionais com qualidade.

Promovido pela AIPEX, o seminário de capacitação sobre a Janela Única de Investimentos e suas facilidades foi dirigido aos gestores, directores e administradores municipais da província do Bengo.

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola é uma instituição vocacionada à promoção das exportações, captação de investimento privado, registo de propostas de investimento, apoio institucional e acompanhamento da execução dos projectos de investimento e internacionalização das empresas angolanas. FS/IF





+