AJEA intermedeia financiamento bancário de mais de 100 projectos

     Economia           
  • Malanje     Terça, 30 Maio De 2023    14h22  
Presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Angola, Alfredo Nguli
Presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Angola, Alfredo Nguli
Aurélio Cua

Malanje- Cento e dois projectos ligados à agricultura, piscicultura e pecuária foram financiados, desde 2021 até a presente data, pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), com a intermediação da Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA).

Foram financiados os projectos de pequenas e médias empresas das províncias de Benguela, Huambo, Cuanza Sul, Uíge, Cabinda e Cuando Cubango, que beneficiaram de valores que variam de cinco milhões a 150 milhões de kwanzas.

A informação foi prestada hoje, terça-feira, pelo presidente da AJEA, Alfredo Nguli, durante uma palestra sobre Elaboração de Plano de Negócios, dirigida a empreendedores locais, em parceria com a Câmara de Comércio Angola/Turquia.

O responsável frisou que com esta estratégia, a associação pretende continuar a advogar junto da banca a potenciação do sector privado, mediante a cedência de créditos com juros bonificados de quatro a oito por cento, com vista o aumento da empregabilidade e robustez da economia nacional.

Porém, alertou haver ainda inúmeras reclamações da banca sobre má elaboração de projectos para financiamento, aspecto que a AJEA vai continuar a aprimorar junto dos proponentes.

Por outro lado, Alfredo Nguli disse que as províncias de Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico estão com dificuldades de receber financiamento do BDA, devido aos seus históricos de não liquidação da dívida, pelo que apelou à mudança de postura dos empreendedores.

Entretanto, o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, Pedro Ginge, reafirmou que os empreendedores locais ainda enfrentam dificuldades na elaboração de planos de negócios para remeter à banca, tendo por isso encorajado os mesmos a solicitar assistência da instituição que dirige.

Reiterou a necessidade de retorno do capital emprestado ao banco, para que outros jovens possam ser também contemplados, contribuindo assim para o aumento da competitividade entre si.

A palestra sobre Elaboração de Plano de Negócios foi antecedida da tomada de posse dos membros do conselho de direcção da Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA) de Malanje dirigido por Cardoso Dingue. ACC/PBC





+