Ajustes atrasa inauguração da Barragem do Luachimo

     Economia           
  • Lunda Norte     Sábado, 17 Dezembro De 2022    19h49  
Central de máquinas da barragem do Luachimo
Central de máquinas da barragem do Luachimo
Helder Dias

Dundo - Os ajustes dos equipamentos da Barragem Hidroeléctrica do Luachimo, na província da Lunda Norte, em curso desde Novembro, vai atrasar a inauguração da primeira fase do projecto, prevista para o mês corrente.

A informação foi prestada hoje, sábado,  pelo secretário de Estado para a Energia,  António da  Costa, no final da visita de dois dias à província da Lunda Norte.

"Neste momento continuamos na fase de direccionamento e justes de equipamentos nas duas turbinas, porque ainda temos registado alguns disparos nos grupos geradores", disse.

Disse tratar-se de questões técnicas normais, fruto de alguns desajustes nos equipamentos, que deverão ser solucionados dentro de um ou dois meses. 

Realçou que as duas centrais hidráulicas já atingiram  9.5 megawatts, dos 17 previstos, acrescentando que esta capacidade responderá a necessidade energética do município de Chitato e justificará a sua expansão ao Cambulo.

"Visitamos a linha que vai transportar o produto a partir da  subestação da central hidroeléctrica do Luachimo, com aproximadamente 90 quilómetros de extensão, e a nossa previsão é construir três estações  no Furi, Cassanguidi e Nzaji para a distribuição da energia ao município de Cambulo ", frisou.

Por outro lado, fez saber que as outras duas turbinas já estão na Lunda Norte e aguarda-se apenas o transporte dos grupos geradores que se encontram em Luanda.

"A inauguração da primeira fase deste projecto, que contempla as duas centrais hidráulicas, está  dependente dos ajustes dos equipamentos e acreditamos que dentro de um ou dois meses a situação estará ultrapassada", disse.

Avaliadas em mais de 212 milhões de dólares, por via de uma linha de crédito da China, as obras  de reabilitação e ampliação da barragem, em curso desde 2016,  vão elevar de 8,4 para 34 megawatts (MW) a capacidade energética, superior a necessidade local, ou seja, deverá restar cerca de 50 por cento da energia produzida como reserva.

O projecto contempla duas subestações eléctricas já concluídas com uma rede de transporte de 60 quilovolts.

A entrada em funcionamento desse projecto energético, vai permitir a expansão de energia em benefício de 186 mil residentes na cidade do Dundo e nos municípios de Cambulo e Lucapa, incluindo as localidades de Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Calonda.

Para além das ligações domiciliares, que na primeira fase vão beneficiar mais de nove mil famílias, o projecto prevê cerca de 30 ligações industriais.

Interligação

Por outro lado, o responsável fez saber que já foi contratada uma empresa para a materialização do programa de interligação do sistema energético Norte-Leste e numa primeira fase será construída uma linha de 400 quilovolts que sairá de Malanje a Xá-muteba.

"Estamos a trabalhar no sentido de encontrar outro financiamento para a segunda linha que será de Xá-muteba a Saurimo",sublinhou.  

Reiterou que há um outro projecto  que visa interligar as três províncias do Leste (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico), numa linha de 220 quilómetros de extensão.  

A Lunda Norte, com quase um milhão de habitantes, resulta da divisão da antiga província da Lunda, a 4 de Julho de 1978. Está localizada no nordeste do país e é constituída pelos municípios de Chitato (capital política e económica), Cambulo, Caungula, Cuilo, Cuango, Capenda Camulemba, Lucapa, Lubalo, Lóvua e Xá-Muteba.





Notícias de Interesse

+