Alienação parcial de blocos com 19 empresas na corrida

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 07 Outubro De 2021    22h02  
Novas infra-estruturas abrirão caminho para novos investimentos em Angola (foto ilustração)
Novas infra-estruturas abrirão caminho para novos investimentos em Angola (foto ilustração)
Francisco Miúdo

Luanda - A Sonangol recebeu 35 propostas remetidas por 19 empresas nacionais e estrangeiras, que manifestaram interesse de compra de oito blocos petrolíferos em alienação parcial.

Trata-se  da alienação parcial dos interesses participativos da Sonangol, nos Blocos 3/05, 4/05, 5/6, 15/06, 18, 23, 27 e 31.

A alienação de forma parcial das  participações da Sonangol  detidas nos referidos  blocos petrolíferos vai permitir, por parte da petrolífera, reavaliar a carteira de investimento, garantir o cumprimento e a implementação da sua estratégia de exploração e produção, passando de 2 para 10%, até 2027.

O processo, que decorre desde Setembro deste ano, deu por terminado, na quarta-feira, 06, a  fase de avaliação das propostas remetidas pelos concorrentes, de acordo com a Sonangol em comunicado.

Ainda de acordo com a petrolífera nacional, das 19 empresas na corrida, cinco são constituídas em consórcios e sete individuais.

Para o bloco 3/05 concorrem  o Consórcio Adisandra e Growth Axis Holdings Afentra, Equinox, Falcon Oil,  Consórcio Somoil e Sirius, Red Sky Energy.

No Bloco 15/06 concorrem, o Consórcio Adisandra e Growth Axis Holdings Falcon Oil, MTI EnergyConsórcio Namcor, Sequa e Petrolog, Red Sky Energy, o Consórcio Sancorp e Artic Securities, o Consórcio Somoil e Sirius, a SSI 15, TYR Conseil.

Para o Bloco 18 estão as empresas a. Consórcio Adisandra e Growth Axis Holdings. Falcon Oil, MTI Energy, Consórcio Namcor, Sequa, Petrolog, o Consórcio Sancorp e Artic Securities, o Consórcio Somoil e Sirius e a   TYR Conseil.

No Bloco 31, a lista apresenta empresas como o  Consórcio Adisandra e Growth Axis Holdings Equinox, Falcon Oil, MTI Energy, Consórcio Namcor, Sequa e Petrolog, Red Sky Energy, Consórcio Sancorp e Artic Securities, Consórcio Somoil e Sirius,  TYR Conseil.

Os Blocos 27, 23 e 4/05 contam com três, dois e um concorrentes, respectivamente.

Dado este espaço, a  Sonangol  diz que dará início ao processo de due diligence, a ser efectuado pela Trace International, seguindo-se as negociações com as candidatas, no período de 7 de Outubro a 8 de Novembro, para a posterior assinatura dos contratos de compra e venda com aquelas que melhor refletirem os procedimentos contratuais, em conformidade com os critérios de avaliação.





+