Alto Zambeze regista 150 mortes de bovinos

     Economia           
  • Moxico     Quarta, 26 Julho De 2023    13h56  
Gado bovino (Foto ilustração)
Gado bovino (Foto ilustração)
Morais Silva

Luena – Pelo menos 150 cabeças de gado bovino morreram durante o primeiro semestre do corrente ano, no município do Alto Zambeze, na província do Moxico, por uma doença ainda desconhecida.

A informação foi passada, esta quarta-feira, à Rádio Moxico, do grupo RNA, pelo director municipal da Agricultura , Kolassau Chipango, que falava sobre o exercício da actividade pecuária na circunscrição.

Segundo o responsável, há muita queixa dos criadores locais sobre uma suposta peste que assola o município desde 2020, que tem vitimado os animais por falta de vacinação, afirmando que o fenómeno já foi reportado às autoridades da província.

“Os nossos criadores nunca tiveram acesso à vacina, estamos prestes a perder todos o nosso gados”, lamentou, acrescentando que um número reduzido de produtores  tem adquirido as vacinas na República da Zâmbia, a preços altos.

 O surto foi provocado por animais provenientes da Zâmbia, introduzidos nos currais, sem os proprietários ter observado às normas de prevenção de doenças infecciosas, de acordo com o responsável.

Em declarações à ANGOP sobre o assunto, o chefe de secção técnica do Instituto dos Serviços de Veterinário do Moxico, Salvador Almeida, confirmou a existência de uma peripneumonia que tem assolado os bovinos naquela região.

Conforme o responsável, para impedir a propagação da doença na província, o Instituto dos Serviços Veterinários recomendou às administrações municipais a gizar um plano de vacinação massiva, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

Entretanto, segundo o responsável, apenas dois municípios, dos nove, nomeadamente Moxico (sede) e Cameia, cumpriram o referido programa, sendo que os demais nunca apresentaram um plano de vacinação dos animais.

“Nós temos mais de 5 mil doses de vacina gratuitas, mas é preciso que as Administrações Municipais criem condições logísticas para permitir a deslocação dos técnicos veterinários”, sustentou.

Estima-se que a província do Moxico, com 223 mil 23 quilómetros, conta com  31 mil cabeças de gado bovino controlados por 500 criadores e oito mil cabeças de caprinos.

O Moxico partilha uma fronteira de mil e 77 quilómetros terrestre e fluvial com as vizinhas Repúblicas da Zâmbia e Democrática do Congo (RDC). TC/MS





+