Angoflex dispensa trabalhadores por falta de projectos

     Economia           
  • Benguela     Segunda, 10 Maio De 2021    17h30  

Lobito - A Angoflex, única empresa fabricante de umbilicais em África, localizada no Lobito, província de Benguela, está a dispensar trabalhadores efectivos e sub-contratados, de forma faseada, por falta de projectos, soube a ANGOP.

Sem precisar o número de funcionários já dispensados, o director do plano daquela companhia petrolífera, Joaquim Chimbui, explicou que as razões prendem-se com a actual conjuntura económica mundial que resultou na desaceleração de investimentos por parte das companhias petrolíferas.

O sector petrolífero, disse, foi fortemente afectado pela queda do preço do petróleo, desde o início do ano passado, devido à pandemia da Covid-19, o que desestimulou os investimentos nesta área.  

"A empresa vive de projectos e neste momento não há garantias para manter a força de trabalho, porque não vislumbramos ganhar projetos tão cedo", esclareceu.

A Angoflex tem em curso apenas dois projectos, nomeadamente o M2 Horst, da Total, com apenas dois quilómetros e o Platina, da British Petroleum (BP), com 18 km. 

"Os dois tiveram início este ano, estando programada a entrega do M2 Horst para o mês de Junho e o Platina para Julho, conforme a data do contrato acordada com os clientes", acrescentou.

Os umbilicais são conjuntos de mangueiras e cabos eléctricos utilizados para operar remotamente equipamentos e válvulas submarinas, injectar produtos químicos e monitorar parâmetros operacionais (temperatura e pressão) de poços. Angola já produziu mais de 500 quilómetros de umbilicais submarinos de alta tecnologia nos últimos 17 anos.

O maior projecto já executado foi o Kaombo, da Total, que envolveu 83 quilómetros de tubos de aço, num contrato que rendeu na altura à empresa vários milhões de dólares.

 

 

 

 

 





+