Corte nos cabos submarinos com impacto mínimo à internet

     Economia           
  • Luanda     Sábado, 16 Março De 2024    20h49  
Recepção do cabo submarino de fibra óptica
Recepção do cabo submarino de fibra óptica
Nelson Malamba

Luanda – A empresa de telecomunicações Angola Cables reconhece a existência de um impacto mínimo na falha de acesso à internet, em consequência do corte nos cabos submarinos internacionais WACS, SAT-3, MainOne e ACE, situados na costa Oeste de África.

Segundo a empresa, o incidente ocorrido nesta semana “não afectou as comunicações internacionais”, apesar de se sentir alguma degradação na sua qualidade.

De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje, “ainda não se sabe ao certo quais foram os motivos que levaram ao corte dos cabos, mas a Angola Cables assegura que o impacto a nível nacional e nos restantes países de África está a ser minimizado pelo redirecionamento das comunicações internacionais para o cabo SACS, que liga Angola directo ao Brasil e daí para os Estados Unidos da América e a Europa.”.

A Angola Cables dispõe de uma solução de backup e restauro de rede, através dos cabos que não foram afectados pelo referido incidente, nomeadamente SACS + EllaLink.

Contudo, a empresa de telecomunicações assegura que as suas equipas técnicas estão a trabalhar assiduamente para garantir a estabilidade dos serviços de operadores africanos que necessitam destes serviços. CPM/QCB





+