Angola com foco na riqueza mineral

     Economia           
  • Lunda Norte     Quarta, 27 Abril De 2022    18h41  
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo
António Escrivão

Dundo – O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, disse esta terça-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, que o Executivo angolano continuará a prestar uma atenção especial à riqueza mineral que o país possui, criando leis e um ambiente de negócio capaz de atrair investidores para o sector minero.

Diamantino de Azevedo fez esta afirmação durante a conferência magistral sobre a situação actual do sector mineiro e estratégia para o desenvolvimento sustentável da indústria mineira em Angola, promovida pela Faculdade de Direito da Universidade Lueji A’nkonde.

Segundo o ministro, nos últimos três anos, as alterações realizadas no sector mineiro, com realce para a descentralização e aumento da capacidade de lapidação de diamantes, política de comercialização e a desburocratização da cedência de licença, permitiram a atracão de investidores angolanos e estrangeiros.

Destacou o regresso da De Beers e chegada, pela primeira vez em Angola, do Rio Tintos, duas das maiores empresas de exploração de diamantes no mundo.

Informou que actualmente mais de 20 empresas nacionais e estrangeiras têm licença para exploração de ouro, cobre e lítio.

Disse que as reformas em curso no sector mineiro, visam criar condições para que Angola deixe de ter dependência excessiva no petróleo, diversificando a sua economia com as riquezas minerais que dispõe.

Anunciou que actualmente decorre uma prospecção no município do Longonjo, província do Huambo, para a exploração de neodímio e praseodímio, minerais importantes para carros elétricos.

Por outro lado, disse que as empresas mineiras estão orientadas a fazer a exploração dos recursos minerais, observando com rigor, as questões ambientais e respeitando as comunidades adjacentes aos projectos.

A conferência magistral enquadra-se nas festividades do 27 de Abril, Dia do Mineiro.





+