Angola destaca importância da cooperação com China

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 28 Janeiro De 2021    16h05  
Fórum Angola-China no domínio da agricultura e pesca
Fórum Angola-China no domínio da agricultura e pesca
Nelson Malamba

Luanda - A secretária de Estado para Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, destacou esta quinta-feira, em Luanda, a importância das relações de cooperação, amizade e solidariedade entre Angola e a China.

A diplomata falava na abertura do fórum de negócios entre os dois países, no domínio da agricultura e pesca, tendo considerado que esses Estados estão ligados pelo interesse e busca para o desenvolvimento social em prol das suas populações.

Referiu ser a China um dos maiores parceiros estratégicos do continente africano, com potencialidades industriais, agrícola e tecnológicas, adicionadas a capacidade de recursos humanos.

De acordo com a governante, as relações sino-africana têm testemunhado ganhos significativos em todos domínios, com realce nas áreas político-diplomática, económico-social e cultural, desde o estabelecimento do fórum de cooperação, em 2000.

“O governo chinês tem sabido responder satisfatoriamente aos anseios dos governos dos países africanos em troca de uma cooperação mutuamente vantajosa, cujos efeitos têm vindo a reflectir no seio das suas populações”, reconheceu.

Por sua vez, o secretário de Estado para Agricultura e Pecuária, João da Cunha, informou que o país dispõe uma superfície agrícola disponível de 35 milhões de hectares e apenas é cultivado actualmente cerca de 5,7 milhões de hectares , representando perto de 16 porcento total de terras.

Já José Calado, presidente da Câmara de Comércio, enalteceu a realização do evento e convidou os empresários chineses a investirem em Angola, pelo facto de existir um ambiente de negócios caracterizado pela justiça, segurança, confiança e garantia de retorno do capital investido.

O fórum visou, entre outros objectivos, dar a conhecer sobre as potencialidades agrícolas do país e facilitação ao acesso à terra.

Angola e China são parceiros estratégicos, cujas relações político-diplomática e de cooperação conheceram um assinalável incremento desde 2000, propiciando a assinatura de vários instrumentos jurídicos nos domínios social, comercial e empresarial.





+