Angola e Argentina com negócios avaliados em USD 200 milhões

     Economia           
  • Bengo     Segunda, 20 Março De 2023    15h27  
1 / 2
Visita do Embaixador da Argentina, Alejandro Verdier a província do Bengo
Visita do Embaixador da Argentina, Alejandro Verdier a província do Bengo
Cedida
2 / 2
Governadora do Bengo, Maria Nelumba, recebe em audiência embaixador da Argentina, Alejandro Verdier
Governadora do Bengo, Maria Nelumba, recebe em audiência embaixador da Argentina, Alejandro Verdier
Cedida

Caxito – Duzentos milhões de dólares é valor anual do volume de negócios realizados entre Angola e Argentina, revelou, esta segunda-feira, em Caxito, província do Bengo, o embaixador argentino no país, Alejandro Verdier.

O diplomata, que efectuou uma visita de trabalho à província do Bengo, referiu que a principal área de investimento argentino no país é a agricultura.

Alejandro Verdier demonstrou haver interesse da Argentina em investir na Zona Franca de Desenvolvimento da Barra do Dande (Bengo).

A propósito, revelou que a instalação da empresa argentina Arcor (especializada na elaboração de produtos alimentícios) em 2022, na zona económica de Viana, despertou o interesse de outras empresas investirem em  Angola.

Destacou as potencialidades turísticas do Bengo, sobretudo da Barra do Dande, que possui um potencial de investimento que precisa de maior divulgação.

Durante a estadia na região, o diplomata visitou o Instituto Superior Politécnico do Bengo que, no seu entender, tem muito potencial que Angola precisa para a formação dos  jovens em agronegócio, uma área na qual a Argentina poderá cooperar.

“Temos muito para fazer juntos, não apenas no agronegócio, mas também na área da educação. Na Argentina as universidades públicas são gratuitas também para os estrangeiros, temos lá muitos angolanos a formarem-se,  mas  esperamos ter muitos mais,” sublinhou.

A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, frisou que Bengo é uma província eminentemente agrícola que já produz muito e tem que avançar para a industrialização.

Já a Argentina é uma potência eficiente na tecnologia e inovação que poderá de certa maneira ajudar o país nesse sentido, pontualizou.

Para além da visita a Escola Superior Pedagógica, o embaixador da Argentina, Alejandro Verdier, manteve um encontro com a governadora, Maria Antónia Nelumba, e visitou a empresa Angolaves.

A Escola Superior Pedagogica tem neste ano lectivo matriculados 2.200 estudantes, enquanto a empresa Angolaves  produz diariamente 90 mil ovos.CJ/IF

 





+