Angola e Brasil trocam experiências para combate à seca

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 29 Novembro De 2021    19h13  
Famílias deslocadas afectada pela seca
Famílias deslocadas afectada pela seca
José Cachiva

Luanda – Uma delegação Interministerial angolana trabalhou, na última semana, no Brasil, onde interagiu e partilhou experiências de combate aos efeitos da seca, que assola parte da Região Sul de Angola, em particular a província do Cunene.

Segundo uma nota de imprensa, chegada esta segunda-feira à ANGOP, o encontro juntou especialistas angolanos e brasileiros, que aproveitaram visitar o Vale de São Francisco (Brasil), região modelo na gestão de projectos similares ao combate à seca.

Além disso, a delegação angolana foi recebida pelo embaixador de Angola no Brasil, Florêncio de Almeida, e participou num workshop organizado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento do Brasil, que também abordou a realidade actual do Vale do Cunene. 

Encabeçada pelo director de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério da Agricultura e Pescas, Andersen Jerónimo, a comitiva angolana, integrou o vice-governador da província do Cunene para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Faustino Cortez.

Para reforçar as acções de combate e contenção da praga do gafanhoto na Região Sul, o Governo angolano criou, recentemente, uma “Task Force” (força-tarefa) a nível da Direcção Nacional da Agricultura e Pecuária, para a coordenação das acções, junto das direcções provinciais. 

A equipa estabeleceu contacto com parceiros nacionais e regionais, por formas a garantir uma resposta eficaz em caso de um ataque ou invasão dos gafanhotos às culturas a nível local ou nacional.

Para além das acções em curso no referido sector, estão previstas actuações conjuntas na Região da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), pelos membros da organização.

A comitiva angolana, que também integrou técnicos ligados ao Projecto  de Desenvolvimento das Zonas Irrigadas, já regressou a Angola.





+