Angola e China discutem projectos estruturantes do sector da Energia

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 03 Abril De 2023    19h16  
Central de energia fotovataica da Baia farta
Central de energia fotovataica da Baia farta
Carlos Matias

Luanda – O fortalecimento da cooperação entre as repúblicas de Angola e da China esteve, esta segunda-feira, em análise durante uma audiência concedida pelo secretário de Estado para as Águas, Manuel Quintino, ao embaixador deste asiático, Gong Tao.

Durante a audiência, que teve lugar nas instalações do ministério da Energia e Águas (MINEA), foram discutir os projectos estruturantes do sector energético em Angola. 

De acordo com uma nota do MINEA em que ANGOP teve acesso, no encontro estiveram igualmente presentes o presidente da Administração Nacional de Energia da China, Zhang Jianhua, bem como representantes de algumas empresas chinesas que actuam no país.

Na ocasião, abordou-se sobre os aproveitamentos hidroeléctricos de Caculo Cabaça e de Luachimo, tendo o presidente da Administração Nacional de Energia da China, Zhang Jianhua, manifestado o interesse em participar no processo de transcrição energética de Angola.

Por sua vez, o secretário de Estado para as Águas, Manuel Quintino, mostrou-se aberto à participação da parte chinesa no processo de expansão energética no país.

Angola e a China são parceiros estratégicos nos mais variados domínios e a sua relação de amizade e de cooperação, que data dos primeiros anos da indepenência angolana, tem se desenvolvido num rítmo acelerado.

VS/SC





Notícias de Interesse

+