Angola e Côte d'Ivoire partilham experiências sobre produção de cacau e café 

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 19 Fevereiro De 2024    21h09  
Produção de café
Produção de café
DR

Luanda - As Repúblicas de Angola e da Côte d’Ivoire objectivam dinamizar, a curto prazo, as relações bilaterais no domínio agrícola, com ênfase para as cadeias de valor da produção do cacau e do café, cultivados, cá no país, essencialmente nas províncias do Norte.

Para o efeito, uma delegação do Ministério da Agricultura e das Florestas, chefiada pelo Secretário de Estado para a Agricultura e Pescas, João Manuel Bartolomeu da Cunha, esteve em vista de serviço à cidade de Abidjan, de 13 a 17 deste mês.

Na Cotê d'Ivoire, o governante angolano manteve encontros com o Embaixador de Angola naquele território do centro de África, Domingos Feliciano Pacheco, e com o Ministro de Estado e da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Adjoumani Kouassi Kobenan.

De seguida, as equipas técnicas de ambos os países delinearam os sectores de interesse mútuo, susceptíveis à inclusão no projecto documental para a assinatura, a posteriori, de acordos de cooperação nos domínios referenciados.

Os técnicos angolanos visitaram demoradamente o Centro de Investigação Agrária, especializado na cultura e multiplicação de mudas de café, palmar e cacau, sectores agrícolas e industriais ligados à plantação, produção, industrialização e comercialização desses produtos.

Nos termos dos acordos, prevê-se  interação pública ligada à vulgarização  e assistência técnica aos produtores de café, palmar e cacau, bem como visita a uma usina de transformação das referidas culturas, indica uma nota da Embaixada de Angola na Côte d’Ivoire.

Segundo a nota a que a Angop teve acesso hoje, a delegação angolana interagiu também com o director-geral do Centro Nacional de Investigação Agrária  (CNRA), instituição pública  encarregada de financiar a cadeia de produção das referidas culturas.

O documento da Embaixada angolana sublinha que, na sequência da visita de cinco dias, o secretário de Estado e o Embaixador Domingos Pacheco trocaram impressões sobre a importância e a premência da criação, em breve, da Comissão Mista Bilateral entre Angola e Côte d'Ivoire.

A nota destaca que esse será um marco decisivo para assinatura dos instrumentos jurídicos para conformar e revitalizar uma cooperação bilateral mutuamente vantajosa. 

O secretário de Estado para a Agricultura e Pescas, João Manuel Bartolomeu da Cunha, aproveitou o ensejo para agradecer a hospitalidade e a forma cordial com que a delegação de peritos angolanos foi acolhida, mostrando-se convencido e esperançado de que "as relações entre os países estarão indubitavelmente no caminho certo".    

Recorda-se que a economia da Côte d’Ivoire continua assente na agricultura, sendo 40% da produção de cacau, o primeiro produtor mundial, à frente do Ghana, com uma produção nacional que ronda 1,335 milhões de toneladas. É também o maior produtor de café, caju, algodão, entre outras culturas. 

Já em Angola, o fomento da produção do cacau estendeu-se para outras províncias, fora da região tradicional de Cabinda. 

Há sensivelmente dois anos, foram produzidas e distribuídas 40.000 (quarenta mil) mudas de cacau, acção que originou o surgimento de novas áreas de fomento desta cultura, nas Províncias do Zaire, Bengo, Uíge, Cuanza Norte e Cuanza Sul, augurando-se o aumento da produção de cacau nos próximos três anos.

No domínio do café, a produção foi de 6.229 toneladas (seis mil, duzentas e vinte e nove toneladas), uma variação de 19,7% em relação ao ano passado, das quais 656 toneladas (seiscentas e cinquenta e seis toneladas) provêm  da contribuição do sector empresarial.

Entre outros responsáveis, a delegação integrou o director-geral do Instituto do Conselho Nacional do Café (INCA), a Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento do Café de Angola, o director Nacional da Agricultura e Pecuária e o director do Gabinete do Secretario de Estado para a Agricultura e Pecuária.

MDS





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+