Angola e EAU reforçam relações comerciais 

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 18 Outubro De 2021    22h23  

Luanda – A Câmara de Comércio e Indústria Angola/Emirados Árabes Unidos (EAU) e a Câmara do Dubai assinaram, recentemente, um Memorando de Entendimento com vista a reforçar e melhorar a promoção das relações comerciais entre os dois países. 

Segundo uma nota de imprensa, chegada esta segunda-feira à ANGOP, a assinatura do respectivo memorando, durante o Global Business Forum (GBF) África 2021 no Dubai, contou com a presença dos ministros angolanos da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e do Comércio e Indústria, Victor Fernandes. 

O acto foi testemunhado pelo presidente da Câmara do Comércio do Dubai, Hammad Buamim, o vice-presidente, Hassan Alhashemi, assim como com pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola/EAU, Braulio Mohammed Martins. 

Na ocasião, Braulio Mohamed Martins referiu que a assinatura desse documento se reveste de enorme importância, por permitir a aproximação das relações entre os dois países. 

“A GBF África é um grande evento, porque está a reunir novamente a comunidade de comércio e investimento para explorar oportunidades comerciais bilaterais entre o Dubai e países da África subsaariana, como Angola”, sublinhou. 

Recordou que as realizações mais proeminentes no Dubai, desde 2019, foram a celebração de instrumentos legais com outras instituições, a exemplo do AIM - Encontro Anual de Investimento, e reuniões com empresários dos emirados. 

De acordo com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola/EAU (CACIANGEAU), a plataforma comercial, como parceiro do Governo de Angola, está em alinhamento com as políticas públicas, no que respeita à promoção do potencial económico do país. 

Com a assinatura do referido memorando de entendimento, a CACIANGEAU planeia realizar cada vez mais acções em Angola e nos EAU, visando mobilizar os empresários para investir em ambos os países. 

A Câmara de Comércio e Indústria Angola/EAU (CACIANGEAU) é uma organização dedicada exclusivamente à promoção de investimentos e ao desenvolvimento do comércio entre o EAU e Angola, bem como ao apoio do crescimento da economia angolana. 

A delegação da CACIANGEAU, que participou no GBF África 202, decorrido no Dubai nos dias 13 e 14 deste mês, contou com empresas como a Endiama, Sanlam, banco BIC e BAI. 

Apesar de a Câmara do Dubai existir desde 1965, nunca houve uma relação tão próxima entre as Câmaras, daí a importância do trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos pela Câmara do Comércio e Indústria de Angola - EAU.





+