Angola e EUA assinam acordo de cooperação no domínio da pesquisa geológica

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 23 Novembro De 2023    20h32  
Momento de assinatura de acordos entre o Embaixador, Tulinabo Mushingi e o PCA do Instituto Geológico de Angola, José Manuel
Momento de assinatura de acordos entre o Embaixador, Tulinabo Mushingi e o PCA do Instituto Geológico de Angola, José Manuel
Gaspar dos Santos - ANGOP

Talatona- Um memorando de entendimento, que prevê a exploração de minérios de cobre, foi assinado, nesta quinta-feira por representantes do Instituto Geológico de Angola (IGEO) e da empresa americana, United States Geological Survey (USGS),  à margem da II Conferência Internacional e Exposição sobre o Sector Mineiro.

O território a ser explorado faz parte da região denominada Cinturão de Cobre da África Central (Copperbelt) localizado em várias províncias da república da Zâmbia e cerca de um terço encontra-se em Angola, num vasto território que se estende entre as províncias do Moxico e Cuando Cubango cujo estudo de viabilidade permitiu aferir expressivos benefícios económicos para o país.

O acordo assinado pelo embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo S.Mushingia, na área da Pesquisa Geológica (USGS) e o PCA do Instituto Geologico de Angola (IGEO), José Manuel, permitirá ainda mapear os recursos minerais de Angola.

De acordo com o embaixador dos EUA, Tulinabo Mushingia, que falava à imprensa, no encontro,  a intenção é transformar Angola num fornecedor de recursos para a transição energética a nível mundial.

O diplomata espera que a localização dos recursos minerais. traga maior atração para o investimento, diversificação de  parceiros americanos nos variados  sectores e benefícios que garantam melhoria das condições de vida dos povos angolanos e americanos.

Questionado sobre a inauguração brevemente do maior Kimberlito de Angola, respondeu que como parceiros representa um passo para atrair investimentos e melhorar as condições de vida das populações.

 Na sendas das assinaturas , foram igualmente rubricados três memorandos de entendimento entre ANRM e a empresa Canadiana Ivanhoe Group, no qual foram assinados pelo PCA da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), Jacinto Rocha e a Presidente da Ivanhoe Group, Marna Cloete,  que englobam a exploração diamantífera.

Participam na segunda edição da Conferência e Exposição Internacional Mineira de Angola (AMC) subordinado ao tema "Recursos Minerais,  Desenvolvimento, Sustentabilidade e Desafios, representantes de sete países, uma lista de 60 palestrantes que partilham conhecimentos, fornecendo informações sobre as tendências actuais e futuras da indústria de mineração com a participação de  600 técnicos.

Temas como a "Visão de Angola para o Desenvolvimento Sustentável de Recursos Minerais", sessão que revelará a postura de Angola em relação ao desenvolvimento dos recursos minerais e a sua dedicação no que toca à revitalização do sector mineiro, com o objectivo de promover a estabilidade e a transparência para incutir confiança nos investidores internacionais fazem parte dos debates.

 No certame estão a ser abordados assuntos como o "Estado actual da mineração em Angola", que contará com pontos de vista do co-Presidente e Diretor da Lipari Diamond Mines Ltd, Luiz Bizzi; e da gerente geral da Minbos Resources e HM Granitos, Asareh Monsoori.GIZ/MAG

 





Notícias de Interesse

+