Angola e RDC abordam parceria para distribuição de derivados de petróleo

     Economia           
  • Luanda     Sábado, 25 Setembro De 2021    08h19  
Os dois países partilham uma vasta fronteira terrestre, marítima e fluvial
Os dois países partilham uma vasta fronteira terrestre, marítima e fluvial
Arte de Osvaldo Pedro

Luanda - Os governos de Angola e da República Democrática do Congo estudam a possibilidade de estabelecer uma parceria para o fornecimento, comercialização e distribuição de produtos derivados de petróleo entre os dois países, soube, este sábado, a ANGOP.

A referida parceria poderá ser estabelecida entre as empresas Sonahydroc, SA da RDC e Sonangol E.P de Angola.

A informação consta do comunicado conjunto da reunião bilateral entre a República de Angola e a República Democrática do Congo no domínio dos hidrocarbonetos, realizada de 23 a 24 deste mês, em Luanda.

Neste encontro, foram realizadas duas reuniões técnicas nomeadamente para o Projecto Zona de Interesse Comum (ZIC) e para o mecanismo conjunto de comercialização de derivados de petróleo.

Os ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Pedro Azevedo e dos Hidrocarbonetos do Congo Democrático, Didier Budimbu Ntubuanga, aprovaram, como resoluções, reconhecer a validade dos documentos previamente assinados entre os representantes dos dois países com a necessária qualidade e competência relativamente a Zona de Interesse Comum (ZIC).

Os mesmos optaram em limitar os trabalhos actuais à Zona de Interesse Comum, definida pelas coordenadas geográficas estabelecidas no acordo de 30 de Julho de 2007, e aprovar a criação de um Grupo de Trabalho constituído por representantes de instituições dos dois países.

Decidiram também conceder um período de três meses ao Grupo de Trabalho, para apresentação de um Plano de Acção para execução dos acordos firmados em conformidade com as actividades, bem como realizar a primeira reunião do Grupo de Trabalho durante o mês de Outubro de 2021.

Sobre o Mecanismo Conjunto de Comercialização de Derivados de Petróleo, no comunicado dizem ser necessário reconhecer a existência de um mercado na RDC para a comercialização de produtos derivados do petróleo, por entidades angolanas e aprovar a criação do Grupo de Trabalho constituído por representantes de instituições dos dois países.

Entendeu-se ainda necessário conceder um período de três meses ao Grupo de Trabalho para apresentação de um Plano de Acção de acordo com o Plano de Actividades, bem como realizar a primeira reunião do Grupo de Trabalho durante o mês de Outubro de 2021.

A próxima reunião de ministros foi marcada para a segunda semana de Janeiro de 2022 na República Democrática do Congo(RDC).





+