Angola e Rússia discutem reforço da cooperação

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 09 Abril De 2021    20h09  
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo
António Escrivão

Luanda – Delegações de Angola e da Rússia discutiram nesta sexta-feira, em Luanda, mecanismos para a dinamização do comércio bilateral e o aperfeiçoamento da moldura institucional e jurídica da cooperação russo-angolana.

 

No encontro, as partes traçaram as bases para a assinatura de nove instrumentos de cooperação bilateral em diferentes domínios, tais como utilização de energia atómica, exploração e uso do espaço para fins pacíficos e exploração e lapidação de diamantes.

As duas delegações pretendem, igualmente, formalizar acordos nos domínios da marinha mercante, instituição e os termos de funcionamento dos centros de informação e cultura, bem como cooperação na área de segurança internacional da informação.

Vão ainda formalizar acordos sobre a assistência jurídica mútua em casos criminais, reconhecimento recíproco de habilitações literárias/qualificações e graus académicos.

Consta igualmente das prioridades, um outro acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Digital e das Comunicações em Massa da Federação da Rússia e o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social da República de Angola sobre a cooperação no domínio das comunicações e tecnologias de informação.

De acordo com o ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, que falava à imprensa no final do encontro da Comissão Intergovernamental para a Cooperação Económica, Técnico-Científica e Comercial Angola-Rússia, a mesma trabalha para tornar possível a assinatura dos referidos instrumentos jurídicos.

A reunião da Comissão Intergovernamental para a Cooperação Económica, Técnico-Científica e Comercial Angola-Rússia, de hoje, foi antecedida de uma concertação de técnicos de ambos os países, no dia 06 deste mês, no Ministério das Relações Exteriores (MIREX), estando a próxima agendada para o mês de Maio deste ano.

A parte russa foi coordenada pelo ministro dos Recursos Naturais e Ambiente e Co-presidente da Cooperação Económica, Técnico-Científica e Comercial Angola-Rússia, Aleksandr Kozlov.

 A delegação angolana estava composta por directores nacionais e altos funcionários dos Ministérios da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Relações Exteriores, Justiça e dos Direitos Humanos, Agricultura e Pescas, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Energia e Águas, Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e Cultura, Turismo e Ambiente.  

 





+