Angola na 30ª Conferência Internacional sobre Mineração em África

     Economia           
  • Moxico     Quarta, 31 Janeiro De 2024    18h57  
Diamantes(Foto ilustração)
Diamantes(Foto ilustração)
Divulgação

Luanda - Com 15 empresas do sector diamantífero e não diamantífero, Angola participa, de 5 a 8 de Fevereiro próximo, na 30ª Conferência Internacional sobre Mineração em África, conhecida por Mining INDABA, em Cape Town, África do Sul.

Trata-se do maior evento africano de investimento no sector mineiro, celebrando, em 2024, a sua 30ª edição, a decorrer sob o lema “Abraçar o poder da disrupção positiva: um novo futuro ousado para a mineração africana”.

Angola far-se-á presente com empresas do subsector diamantifero, nomeadamente ENDIAMA-EP, SODIAM-EP, ENDIAMA MINING, CATOCA, LUELE, CHITOTOLO, FURI e Kaixepa, assim como empresas do subsector não diamantifero, mormente a AJ Silva, Geosondas, HM Granitos, Minbos e Shining Star.

A delegação angolana, representada pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, integra ainda empresas do sector, como a Agência Nacional de Recursos Minerais e Io nstituto Geológico de Angola.

A administradora da ENDIAMA E.P., Ana Feijó, ao lançar o certame, disse que a delegação vai promover o potencial mineiro do país, apresentar oportunidades de negócios para atrair e captar investimentos estrangeiros para alavancar os projectos, transmitir experiência angolana, identificar e estabelecer parcerias no domínio da mineração e de prestação de serviços.

Conforme a responsável, prevê-se participar em diversas sessões de trabalho, de modo a colher conhecimento e experiências sobre inovação e práticas sustentável aplicáveis à indústria mineira nacional.

Disse haver uma “enorme” expectativa sobre a participação de Angola, na medida em que a ENDIAMA , por exemplo, leva ao certame vários projectos mineiros primários e secundários para atrair potenciais investidores.

Para tal, à semelhança das edições anteriores, Angola apresenta-se com dois stands, mantendo o lema “O potencial mineiro de Angola” para as instituições do ministério e diversas outras formas do subsector não diamantífero, e  “O potencial do diamante angolano”, que estará estampado no stand das empresas diamantíferas.

O dia 6, o segundo dia do evento que reunirá mais de seis mil conferencistas de mais de 100 países, será dedicado ao “Dia de Angola”, que promoverá um fórum de negócios subordinado ao lema "Angola: potencial mineiro e oportunidades de negócio para investidores". YD





+