Angola na lista das 50 zonas económicas mais promissoras do mundo

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 23 Outubro De 2023    18h23  
Pormenor da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo(Foto ilustração)
Pormenor da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo(Foto ilustração)
Cedida

Luanda - A Zona Económica Especial ( ZEE) Luanda-Bengo foi eleita, pela Aliança Global de Zonas Económicas Especiais (GASEZ), como uma das 50 zonas mais promissoras do mundo.

Segundo uma nota de imprensa, a que a ANGOP teve hoje acesso, a  aliança, que se dedica  a promover uma nova geração de Zonas Económicas Especiais (ZEE), lançou a sua iniciativa SDG Model Zone a 18 de Outubro de 2023, durante o Fórum Mundial de Investimento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio (UNCTAD), em Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos. 

Neste encontro, os membros fundadores da GASEZ identificaram 50 ZEE de todo o mundo que foram  eleitas para zonas modelo dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os critérios utilizados para a selecção das ZEE, nomeadas para Zonas Modelo ODS, foram derivados do Relatório Mundial de Investimento 2019, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio (UNCTAD).

Estes requisitos, aponta-se na nota, baseiam-se no compromisso com o desenvolvimento sustentável, promoção do investimento nos ODS, níveis de normas e cumprimento social, ambiental, de governação, ligações e repercussões.

As iniciativas da GASEZ SDG Model Zone procuram atingir três objectivos principais como aumento da consciencialização sobre as contribuições das ZEE para o desenvolvimento sustentável, reconhecer os esforços das zonas e partilhar elementos de boas práticas que possam servir de inspiração para  outras.

Lembrar que a Cimeira para os Objectivos de Desenvolvimentos Sustentaveis das Nações Unidas, em Setembro de 2023, encorajou a medidas imediatas para intensificar os esforços para alcançar a agenda 2030.

Aliança Global de Zonas Económicas Especiais (GASEZ) foi lançada em Montego Bay, Jamaica, em 2022, pela Organização das Zonas Económicas de África (AEZO), a Associação das Zonas de Comércio Livre das Américas (AZFA),  a Parceria Verde para Parques Industriais da China (GPIPC) e a Associação Internacional de Parques Científicos.

Igualmente Áreas de Inovação (IASP), a Associação Nacional das Zonas de Comércio Externo (NAFTZ), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a Federação Mundial das Zonas Económicas Livres e Especiais (FEMOZA) e por último a Organização Mundial das Zonas Livres (World FZO).CLAU/AC

 





Notícias de Interesse

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

Ministro destaca resiliência no dia de África 

Sábado, 25 Maio De 2024   18h15

Múltiplas crises ensombram Dia de África

Sábado, 25 Maio De 2024   00h01

+