Angola participa na Assembleia Geral sobre comércio livre em África

     Economia           
  • Luanda     Terça, 20 Abril De 2021    20h34  
Importar e exportar vai ser mais fácil
Importar e exportar vai ser mais fácil
Gaspar dos Santos-ANGOP

Luanda – Angola, através da Agência Reguladora de Certificação e Logística de Angola (ARCCLA) e do Porto de Luanda, participa na 12ª Assembleia Geral da União dos Conselhos de Carregadores de África (UCCA), que decorre até este sábado, em Kinshasa, República Democrática do Congo - RDC.

Conforme uma nota de imprensa, chegada esta terça-feira à ANGOP, a Assembleia Geral, que reúne o Comité Director de todos os Estados Membros da UCCA, tem agendada uma Conferência Internacional sob o lema “UCCA, face aos desafios da implementação da Zona de Livre Comércio Continental Africana”.

O evento, que reúne organizações económicas regionais africanas, órgãos de gestão de carregadores de transportes do Norte, Centro e Sudeste do Continente, autoridades portuárias, instituições financeiras internacionais, vai ainda abordar questões como a “Livre circulação de mercadorias entre os Estados membros da UCCA”, assim como encontrar estratégias que levem ao funcionamento das suas instituições, esclarece a nota.

Segundo o documento, a Conferência Internacional será também uma ocasião para os membros estudarem mecanismos que concorrem para a facilitação do tráfico comercial.

A 12ª Assembleia da UCCA vai dar particular atenção para a criação de uma diplomacia económica mais activa no seio dos Conselhos de Carregadores Africanos.

Participam do certame,representantes de Angola, Benin, Burkina Faso, Camarões, Congo Brazzaville, Costa do Marfim, Gabão, Guiana, Guiné Equatorial, Guiné-bissau, Guiné Conacry, Mali, Níger, Nigéria, República Centro Africana, Senegal, Tchad e Togo.

Angola é actualmente Vice-presidente da UCCA. A organização tem como meta o ano de 2023 para ver suas políticas económicas implementadas, com estratégias que estão agora a ser melhor traçadas com o fim de servir e garantir o desenvolvimento do Continente.





+