Angola participa na cimeira de comércio e investimento da Commonwealth

     Economia           
  • Luanda     Sábado, 03 Dezembro De 2022    11h10  
Presidente do Conselho de Administração da AIPEX, António Henriques da Silva
Presidente do Conselho de Administração da AIPEX, António Henriques da Silva
António Escrivão - ANGOP

Luanda – Uma delegação da Agência angolana do Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) participa, de 5 a 6 do corrente mês, em Londres, da cimeira de comércio e investimento da Commonwealth.

Segundo uma nota de imprensa desta instituição angolana, chegada este sábado a Angop, a AIPEX participará, pela primeira vez, na qualidade de membro estratégico do Conselho Empresarial e de Investimento da Commonwealth (CWEIC) e também numa mesa redonda sobre “o futuro do espaço de trabalho global”.

No evento, que contará com a participação de representantes de 56 países membros desta organização, a delegação angolana será liderada pelo presidente do conselho de administração da AIPEX, António Henriques da Silva, e integrará líderes empresariais do sector financeiro e industrial, nomeadamente dos bancos de Fomento Angola (BFA), Angolano de Investimentos (BAI), a Refriango e a Carrinho Lda.

A relação com o CWEIC foi iniciada pela AIPEX no Fórum Empresarial da Commonwealth (CBF) em Kigali, Ruanda, em Junho de 2022.

A AIPEX junta-se a outros parceiros estratégicos globais do CWEIC, incluindo multinacionais como Afreximbank, Standard Chartered e Dangote Group, governos regionais, entre outros.

O CWEIC é uma organização sem fins lucrativos ou comerciais, em que os membros são admitidos apenas por convite. É a única instituição com mandato de 56 Chefes de Governo da Commonwealth, para promover o comércio e o investimento entre os países membros.

 O CWEIC estabeleceu uma presença internacional na Austrália, Caribe, Gana, Gibraltar, Índia, Malásia, Malta, Nigéria, Singapura, Sri Lanka e Emirados Árabes Unidos.

A missão da AIPEX é promover e atrair investimento privado de origem nacional e estrangeiro, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país, bem como promover o aumento e diversificação das exportações de produtos e serviços do país.





+