Angola perspectiva produzir 14 milhões de quilates de diamantes ano

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 08 Outubro De 2021    22h55  
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo
cedida

Lisboa (Da correspondente)- Angola augura atingir, em breve, uma produção de 14 milhões de quilates de diamantes anualmente.

O facto foi avançado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino de Azevedo, após a assinatura de um contrato de Investimento Mineiro relativo à concessão de diamantes Chiri, na Lunda Norte, entre o ministério, a Endiama e a empresa Rio Tinto.

O contrato foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração da Endiama, Ganga Júnior, e por Kennerhbe Tainton, representante da Rio Tinto.

De acordo com o estabelecido no Decreto Presidencial nº 298/18 de 5 de Dezembro, a área de exploração objecto dos entendimentos alcançados nas várias rondas negociais, realizadas com a Rio Tinto, desde Abril de 2019, tem uma extensão de 108 km², com prazo de exploração de 35 anos.

O documento de Investimento Mineiro prevê, numa fase inicial, interesses participativos de 75% para a Rio Tinto Angola e de 25% para a Endiama E.P. e a constituição de uma joint venture.

O contrato, que terá a duração de cinco anos, acautela ainda a possibilidade de a parte angolana aumentar a sua participação até 49%.

Após a assinatura do contrato, o ministro Diamantino Azevedo disse que Angola sempre optou por trabalhar com as melhores empresas mineiras do mundo, razão pela qual se procurou pela Rio Tinto, uma das melhores do ramo mineiro e cuja capacidade, técnica, experiência e forma de actuação interessa, para que se possa agregar valores ao sector mineiro angolano, contribuindo para o aumento da produção de diamantes.

"Temos intenção de a breve trecho atingir 14 milhões de quilates anual na produção de diamantes e que contamos também com esse projecto para esta meta", referiu o ministro.

De acordo com Diamantino Azevedo, a meta passa pelo aumento da produção, pela agregação de valor aos diamantes e acima de tudo pelo criação de mais emprego para os jovens angolanos e também para o contributo da melhoria de aspectos sociais das comunidades que envolvem os projectos diamantíferos.

Por sua vez, o representante da empresa Rio Tinto, Kennerhbe Tainton, acredita que o sector diamantífero tem um futuro bastante promissor,  uma história longa e orgulhosa, pelo que é neste sentido que a empresa teve interesse em investir   em Angola.

A Rio Tinto é uma multinacional Anglo-Australiana, com sede em Londres (Reino Unido) e em Melbourne (Austrália), representada em mais de 20 países.

Fundada em 1873, o Grupo Rio Tinto é uma empresa mista negociada tanto na Bolsa de Londres.

A empresa britânica Rio Tinto Company foi formada para explorar minas de cobre no Rio Tinto, no sul da Espanha, e daí leva seu nome.

O Grupo Rio Tinto é uma empresa mista negociada tanto na Bolsa de Londres.

Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.





+