Angola presente no III Fórum Económico Turquia-África

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 21 Outubro De 2021    18h18  
Victor Fernandes, Ministro da Industria e Comércio
Victor Fernandes, Ministro da Industria e Comércio
Domingos Cardoso

Luanda - O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa desde hoje, em Istambul, República da Turquia, no III Fórum Económico e Empresarial “Turquia-África”, com vista ao reforço da cooperação entre a África e este país euro-asiático.

O evento, com duração de dois dias, decorre no Centro de Congressos de Istambul, sob o tema ”Aprofundamento da Parceria Turquia-África: Comércio, Investimento, Tecnologia e Logística”, e congrega distintos ministros africanos do Comércio.

O Fórum é coordenado pelo Ministério do Comércio da Turquia, em parceria com o Comissariado para o Desenvolvimento Económico, Comércio, Indústria e Mineração da Comissão da União Africana (CUA) e o Conselho de Relações Económicas Estrangeiras da Turquia (DEiK).

Segundo uma nota chegada hoje à ANGOP, o certame é tido “como uma plataforma de debate sobre a cooperação equitativa entre os pares”, ressaltando o papel emergente da África como um actor dinâmico no cenário global de negócios.

Visa ainda fortalecer os laços económicos, melhorar o comércio, o investimento, a inovação e a criação de empregos, construindo um futuro progressivo para os povos dos respectivos países.

Numa mensagem de boas-vindas endereçada aos participantes ao Fórum, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, manifestou o seu “grande interesse em consolidar as boas relações com os países africanos, construindo pontes de coração a coração entre nossa nação”.

“A essência das nossas relações com a África é a sinceridade, a fraternidade e a solidariedade”, reforçou o estadista turco na comunicação disponibilizada no portal desse III Fórum Económico e Empresarial “Turquia-África”

Este primeiro dia de trabalho esteve reservado a uma reunião ministerial, que analisou os desafios e necessidades urgentes dos países, tendo como enfoque a agricultura, agro-indústria e saúde.

Consta ainda dos temas em discussão no Fórum, “Aproveitamento da Zona de Livre Comércio Continental da África”, “O aumento do comércio global”, “O progresso constante em logística, incluindo tecnologias de transporte” e “O desenvolvimento da infra-estrutura logística, requisito essencial para investimentos estrangeiros e eficientes”.

A delegação angolana, chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio, é composta por 16 elementos, entre eles o Secretário de Estado para a Indústria, Directores do referido Departamento Ministerial, Presidentes dos Conselhos de Administração de empresas do sector e técnicos.

Acordos recentes Angola/Turquia

Os Governos de Angola e da Turquia assinaram recentemente, em Luanda, acordos de cooperação em matéria aduaneira, nos domínios da agricultura, educação e indústria, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

Os instrumentos jurídicos foram rubricados na presença dos Chefes de Estado de Angola, João Lourenço, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que cumpriu a sua visita oficial de dois dias a Angola, de 17 a 19 deste mês de Outubro.

Na ocasião, foi assinada, igualmente, uma declaração conjunta para o estabelecimento da Comissão Económica e Comercial entre os dois países, com trocas comerciais avaliadas em mais de 130 milhões de dólares.

Os dois Governos rubricaram, ainda, memorandos de entendimento relacionados com os pelouros do Turismo, Comércio, Indústria e Tecnologia. Antes, neste mesmo ano, em Setembro, o estadista angolano tinha estado em Ankara e Instambul, de 26 a 28 de Julho.

No Estado euro-asiático, os dois Governos assinaram dez acordos distintos de cooperação em vários domínios, alguns dos quais já em efectivação prática, nomeadamente nos Transportes, com a Turkish Airline a ligar as cidades de Instambul e Luanda, desde o dia 13 deste mês.  





+