Angola prevê produzir 13.8 milhões de quilates de diamantes em 2022

     Economia           
  • Lunda Norte     Terça, 10 Agosto De 2021    17h24  
PCA da Endiama EP, José Manuel Ganga Júnior
PCA da Endiama EP, José Manuel Ganga Júnior
Cortesia da Claque Magazine

Dundo – O presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA EP, Ganga Júnior, anunciou nesta terça-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, que o país prevê produzir 13.8 milhões de quilates de diamantes, em 2022, e facturar 1,5 mil milhões de dólares norte-americanos.

Segundo o gestor, para o presente ano económico, a meta prevista era de 14 milhões de quilates, mas devido ao impacto da Covid-19, a perspectiva foi reajustada para 9,3 milhões de quilates de diamantes.

Intervindo na abertura da reunião de balanço semestral do subsector dos diamantes, Ganga Júnior pediu às empresas de exploração a ajustarem os seus programas de produção ao actual contexto epidemiológico, criando estratégias que visam o cumprimento das metas estabelecidas.

Disse que as empresas devem continuar a criar condições tecnológicas e humanas para conviverem com a pandemia da Covid-19 e não permitir que a mesma condicione o plano de produção.

Por outro lado, sublinhou que a reunião, a primeira do ano, visou a partilha de conhecimento científico e tecnológico entre as empresas de exploração de diamantes, com vista a implementação de estratégias que permitam melhorar os níveis de produção e facturação, aumentando assim, o peso do subsector dos diamantes na balança económica do País.

Durante a reunião com duração de dois dias, as 13 empresas de exploração, em actividade efectiva, vão apresentar o balanço da produção, facturação, constrangimentos económicos e financeiros, ponto de situação dos recursos humanos, entre outras questões.

A reunião reserva ainda a apresentação do ponto de situação dos projectos mineiros em prospecção, operações mineiras em curso, comercialização e o actual estado do mercado dos diamantes.  

Angola tem em funcionamento, actualmente, 13 projectos mineiros (Calonda, Chitotolo, Lulu, Lunhinga, Cuango, Catoca, Furi, Uari, Yetwene, Luminas, Mucuanza, Lunhinga e Somiluana), sendo que, brevemente, devem entrar em funcionamento mais quatro: Tchiegi, Luaxe, Camute.

Neste momento, estão em prospecção 14 projectos: Chinguvo, Dala, Gango, Sequege, Tchafua, Quitapazunzo, Cassanguidi, Lacage, Chitamba, Tchissombo, Mualengue, Mussanja, Sachenda e Banje Angola.





+