Angola quer melhor gestão da flora nacional

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sábado, 05 Dezembro De 2020    14h24  
Madeira serrada e preparada para utilização
Madeira serrada e preparada para utilização
Pedro João

Ndalatando – O governo de Angola vai implementar entrepostos fiscais nas zonas fronteiriças para melhor gestão e aproveitamento da flora nacional, informou o secretario de Estado para Florestas, Domingo Nazaré.

Segundo o  responsável, esta estratégia do Governo, que está em elaboração, visa  a melhoria das políticas de licenciamento e exploração de recursos madereiros.

No quadro desta estrategia, disse, o ministério está a realizar visitas de estudo e constactação  às províncias com potencial para a exploração  de madeira, assim como a auscultação dos Governos locais e agentes do sector para a implementação desta estratégia e melhor gestão da flora.

A estrategia, informou,  prevê também  a imposição  rigorosa de pagamento das quotas de exploração, a revisão da Lei de Gestão do Acervo Florestal e de Protecção da Fauna Selvagem.

Está,  igualmente, em curso, um inventário florestal de âmbito nacional, visando a catalogação exacta das espécies da fauna e da flora nacional.

 Domingos Nazaré, que falava num encontro com exploradores de madeira no Cuanza Norte, deu a conhecer que o país tem  disponíveis 69 milhões de hectares para exploração de madeira.

No espaço disponível, pontualizou, está autorizada apenas a exploração de 500 mil metros cúbicos de madeira/ano, para não comprometer a estabilidade dos ecossistemas e preservação da vida animal.

Domingos Nazaré, que  integra uma comitiva encabeçada pelo secretário de Estado da Agricultura para área das Florestas, André Moda, informou que o encontro com os agentes locais consta das estratégias do governo para a melhoria das políticas de licenciamento e exploração de recursos madereiros.

O director nacional do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Simão Zau, disse estar em curso um processo de cadastramento geral das empresas envolvidas no ramo de exploração de madeira que têm agora os meses de Maio a  Outubro como período para o exercício da actividade, por se considerar o mais adequado.





+