Angola recebe da CICOS meios de apoio à navegação fluvial

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 09 Março De 2022    17h10  
Margens do rio Zaire ou Rio Congo
Margens do rio Zaire ou Rio Congo
Manuel Zamba - ANGOP

Luanda -  A Comissão Internacional da Bacia do Congo-Oubangui-Sangha (CICOS) entregou, esta quarta-feira, ao Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), equipamentos de radiocomunicação e material de gestão de resíduos, para facilitar a navegação fluvial no espaço de integração regional.

A iniciativa enquadra-se no projecto "Apoio à Regulamentação, Facilitação, Segurança e Sustentabilidade do Transporte Fluvial no Espaço CICOS”, que conta com o apoio financeiro da União Europeia, no valor de dois milhões de euros.

Na ocasião, a secretaria- geral do CICOS, Judith Agbor, que procedeu à entrega dos meios, referiu que a iniciativa do projecto vai permitir mitigar as numerosas dificuldades enfrentadas na navegação fluvial do corredor da bacia do rio Congo, com destaque para aspectos socioeconómicos e ambientais nos estados membros.

O secretario de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Carlos Borges, por sua vez,  destacou os objectivos da CICOS, realçando a criação de um corredor de desenvolvimento e integração da África Central, bem como da redução da poluição nas plataformas portuárias e das vias das águas fluviais dos estados membros, para uma navegação segura no espaço fluvial.

Carlos Borges, que recebeu os meios em nome de Angola, da secretaria-geral da  CICOS, disse que o país, enquanto membro da Comunidade dos Estados de África Central (CEAC),  está consciente das suas responsabilidades acrescidas como a manutenção de uma navegação segura do troço fluvial do rio Congo e seus afluentes.

Neste sentido, adiantou que o país vai instalar um observatório de gestão de resíduos sólidos sobre o leito fluvial e capacitar quadros para gestão e facilitação da navegação fluvial.

No mesmo evento, se fez também presente  o secretario de Estado para as Águas,  Lucrécio Costa, que anunciou a criação, por Angola, de um guiché único para navegação fluvial, num prazo de um ano, onde os utentes poderão ser licenciados, ter acesso a legislação e regulamentos sobre transportes fluviais para a segurança da navegação, bem como da protecção do meio ambiente.

Com  sede em Kinshasa, o CICOS foi criada em 1999  pelos Chefes de Estado e de Governo de Angola, Camarões, Gabão, República Centro Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC) e do Congo.





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+