Angola regista redução de USD 100 milhões em importações

     Economia           
  • Luanda     Terça, 19 Janeiro De 2021    16h25  

Luanda - Angola registou uma redução de 100 milhões de Dólares em importações de produtos da cesta básica e outros bens essenciais, no mês de Dezembro de 2020, comparado a igual período de 2019.

Esta informação consta de um documento da Direcção Nacional do Comércio Externo, citado pelo Jornal de Angola.

O referido documento dá conta que, no mês de Dezembro de 2019, os pedidos licenciados foram de  USD 250.057.159 ao passo que no mesmo mês, em 2020, o valor  foi de 152.008.683 dólares.

O relatório apreciado no recente Conselho de Direcção do Ministério da Indústria e Comércio mostra ainda que, no período em comparação (Dezembro de 2019 e 2020), houve uma redução nas quantidades de bens importados, ao cair 2,5 milhões para 583,3 mil toneladas.

Importações de óleos de palma e alimentar

Segundo dados do Ministério da Indústria e Comércio, o sector licenciou a importação de óleo de palma no valor de 21 milhões de dólares, em Dezembro de 2020, e mais de 28 milhões de dólares em óleo alimentar.

Entretanto, a directora  Nacional do  Comércio Externo, Augusta Fortes, citada na nota, para alguns produtos, como o  óleo de palma e arroz corrente, certos números justificam-se pelo facto desses produtos servirem igualmente como matéria-prima para alguma indústria, como é o caso, por exemplo, do arroz corrente, usado também na indústria cervejeira.

Argumentou que o óleo de palma é igualmente usado na produção do leite condensado. Quanto aos restantes produtos, nota-se uma redução considerável na importação da maioria, em comparação ao período homólogo.

Para o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, também citado no documento, os números reflectem as muitas oportunidades que o mercado ainda oferece para investimentos, sobretudo na indústria transformadora.

O ministro disse haver, entretanto, uma margem suficiente para se investir na produção local de óleo alimentar e óleo de palma que pode ser aproveitada pelos investidores.





+