ANIESA capacita inspectores em fiscalização

     Economia           
  • Moxico     Sexta, 10 Setembro De 2021    15h56  
Inspector Geral Adjunto da Aniesa, Domingos António Mucumbi
Inspector Geral Adjunto da Aniesa, Domingos António Mucumbi
Kinda Kyungu

Luena - Mais de 40 inspectores dos gabinetes províncias de inspecção no Moxico foram esta sexta-feira, no Luena, capacitados em matérias sobre fiscalização, promovido pela Autoridade Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar (ANIESA).

A acção formativa, a primeira dirigida por este órgão na região, e com duração de um dia, abordou o “Conceito da ANIESA e de fiscalização”, “Processos dos serviços de inspecção”, “Medidas durante uma fiscalização” e “Tratamento dos trabalhos inspectivos”.

Ao falar à ANGOP, no final do ciclo formativo, o Inspector-geral adjunto da ANIESA, Domingos António Mucumbi, disse que se pretende que os formandos saibam aplicar bem as medidas de fiscalização e educativas aos agentes económicos que, de forma ilegal, praticam várias infracções económicas e desencorajá-los desses actos.

Por outro lado, informou que nas acções de fiscalização em 25 unidades e reuniões mantidos com os agentes económicos do município do Moxico (sede provincial) e Luau notou-se a intenção destes em melhorar a prestação dos seus serviços à população, cumprindo, deste modo, a lei e facilitando o trabalho do inspector.

Domingos Mucumbi disse que as administrações municipais do Luau, Léua, Cameia e Luacano, comprometeram-se em intensificar as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais e outros sectores económicos rentáveis destas regiões.

Aos inspectores locais, o responasável apelou a serem responsáveis, evitar o aproveitamento e trabalharem dentro da ética profissional, enquanto aos consumidores enalteceu o hábito da denúncia para a salvaguarda dos seus direitos e de saúde.

Os formandos Elias Dinis e Manuela Bango consideram a formação de oportuna, pois visa igualmente corrigir a alteração dos preços na actividade comercial, que acontece regularmente nos estabelecimentos comerciais da província. Durante os 12 dias, os quadros seniores da ANIESA cumpriram um vasto programa de trabalho no município sede (Moxico) e Luau.

Criada através do Decreto Presidencial nª267/20, de 16 de Outubro, ANIESA é o órgão encarregue da inspecção das actividades económicas, resultante da unificação dos serviços de fiscalização de diversos ministérios como da Indústria, Comércio, Turismo, Ambiente, Transportes, Saúde, Agricultura e Pescas.

No interior do país, a Autoridade Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar funciona nos gabinetes de Desenvolvimento Económico Integrado e nas direcções municipais das actividades económicas.





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+