ANIESA promove acções pedagógicas no Cunene

     Economia           
  • Cunene     Sábado, 26 Fevereiro De 2022    13h55  
Logotipo da ANIESA
Logotipo da ANIESA
Divulgaçao

Ondjiva – O novo representante da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) no Cunene, Orlando Kamati, disse hoje, em Ondjiva, estarem programadas acções pedagógicas, para alinhar os agentes comerciais na sua estratégia.

Ao falar à margem do acto de apresentação, Orlando Kamati, disse que vai procurar sensibilizar os comerciantes e agentes económicos para saberem da existência e importância da instituição, para se evitar más interpretações.  

Orlando Kamati explicou que a medida que será conhecida vão procurar dinamizar a fiscalização nos estabelecimentos que comercializam produtos alimentares, em conformidade com as normas e regulamentos, para a promoção da melhoria do ambiente de negócios.

O também director do gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado no Cunene disse que as condições técnicas, materiais e humanas estão criadas para uma actuação que corresponda as exigências de garantir o exercício legal da actividade económica.

Por seu turno, o Inspector-geral Adjunto da ANIESA, Cristiano Francisco, disse que oficialmente as actividades inspectivas no Cunene iniciaram com apresentação do novo representante, que deve actuar em conformidade com os regulamentos e a Lei.

Pediu aos operadores económicos para a prática de preços justos, sob pena de os  prevaricadores incorrerem em infracções económicas, puníveis nos termos da Lei.

Cristiano Francisco alertou ainda sobre a probabilidade de certos agentes económicos adulterarem os prazos de validade dos bens à venda, daí a necessidade da população denunciar para se evitar o consumo de alimentos estragados e que prejudicam a saúde.

Criada por força do Decreto Presidencial nº 267/20, de 16 de Outubro, a ANIESA é a Autoridade de Inspecção Económica e Segurança Alimentar encarregue do exercício da actividade de inspecção sobre as actividades económicas.

A sua  criação  resulta da fusão dos serviços inspectivos da indústria, comércio, turismo, ambiente, transportes, saúde, agricultura e pescas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





+