ANIESA adverte sobre consequências  da especulação de preços

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quarta, 06 Dezembro De 2023    10h39  
ANIESA reforça inspeçiona estabelecimentos comerciais (ilustração)
ANIESA reforça inspeçiona estabelecimentos comerciais (ilustração)
Fabiana Hitalukua-ANGOP

 Dondo - A Direcção da  Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) no município de Cambambe, Cuanza Norte, advertiu aos agentes económicos locais sobre as consequências da especulação de preços.

Durante um encontro, terça-feira, com comerciantes, o director da ANIESA, João Domingos Mussungo, avisou que a instituição vai actuar de forma “rigorosa”, de acordo com o plasmado na lei, para evitar aproveitamentos de comerciantes, como em anos anteriores.

“Os  comerciantes que agirem à margem da lei serão  objecto de aplicação de multas, encerramento de estabelecimento e, em casos específicos, a abertura de processos- crime, de acordo com o comportamento dos visados”, especificou.

Deu conta que a instituição já fez a inventariação dos produtos em armazéns, nos estabelecimentos comerciais e nas respectivas facturas de aquisição, que fornecem detalhes sobre os preços a aplicar.

Este trabalhou visou prevenir que os comerciantes, de forma intencional, procurem aumentar os lucros nesta fase, devido ao aumento da procura dos consumíveis.

João Domingos informou que a ANIESA intensificou as brigadas de inspecção para supervisionar os preços nesta fase, integradas por  funcionários da Administração Municipal, da Saúde, da Administração Geral Tributária e efectivos dos Serviços de Investigação Criminal, que vão trabalhar nas quatro comunas do município.

Esclareceu que, enquanto entidade reguladora da actividade comercial, a ideia não é intimidar os comerciantes, mas a reposição da legalidade, com base na realidade actual, sobretudo, nos meses de Dezembro e Janeiro de 2024.

O comerciante Mamadou Ebrahim saudou a iniciativa da Administração Municipal e considerou que o encontro foi pedagógico.

Afirmou que esta reunião vai contribuir para a mudança de atitude dos comerciantes.





+