ANIESA quer maior diálogo com agentes económicos no Cuanza Norte

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sábado, 11 Junho De 2022    00h56  
Fernando Humberto Mesquita- Director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado ( Cuanza Norte)
Fernando Humberto Mesquita- Director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado ( Cuanza Norte)
António Escrivão

Dondo - A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) vai reforçar o diálogo com os agentes económicos do Cuanza Norte, visando o cumprimento das normas que regem a actividade e evitar penalizações.

O facto foi anunciado sexta-feira, no Dondo, pelo director do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado e coordenador da ANIESA no Cuanza Norte, Fernando Humberto Mesquita, na cerimónia de apresentação dos 12 agentes de fiscalização da instituição às autoridades do município de Cambambe.

Segundo o responsável, pretende-se com esta aproximação diminuir o índice de infracções no circuito comercial e o número de multas aplicadas.

Sustentou que, além da actividade inspectiva, à ANIESA pauta também pela acção pedagógica, elucidando os agentes económicos sobre como evitar cometimento de infracções, que podem afectar os seus negócios.

Instou os agentes económicos a pautarem pela organização, formalização da actividade, legalização dos funcionários, higiene dos estabelecimentos e o cumprimento das obrigações fiscais, para evitarem penalizações.

Sem indicar o número de infracções constatadas, desde a abertura da instituição na província, em Outubro de 2021, o responsável salientou, que fruto da autuação da ANIESA, têm sido possível regular o comportamento dos agentes económicos locais.

A ANIESA no Cuanza Norte está, presentemente, representada em dois dos dez municípios (Cazengo e Cambambe), e perspectiva criar representações em todos, até ao final deste ano.





+