ANIESA retoma inspecção a agentes económicos em Benguela

     Economia           
  • Benguela     Quinta, 10 Fevereiro De 2022    12h19  
Interior do Armazem de Café (arquivo)
Interior do Armazem de Café (arquivo)
cedida

Benguela - Dois anos após suspensão, a Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) retomou as actividades de fiscalização aos agentes económicos, na província de Benguela, apurou a ANGOP.

Para o efeito, o director-geral adjunto da ANIESA, Cristiano Francisco, trabalhou terça-feira em Benguela e apresentou a estratégia de articulação da actividade inspectiva central e local ao governo e respectivas administrações municipais, órgãos de fiscalização, Serviço de Investigação Criminal (SIC), Administração Geral Tributária (AGT), Instituto de Defesa do Consumidor (INADEC) e outros inspectores que integram a ANIESA.

Falando à imprensa, o responsável da referida Autoridade adiantou que o reinício do trabalho inspectivo abrange todo o país, particularmente os municípios, tendo recordado que a suspensão desse processo ocorreu pouco depois da criação da ANIESA, em 2020, para permitir organizar melhor o trabalho em termos metodológicos e operativos.

Cristiano Francisco disse que, no âmbito do novo paradigma de inspecção a nível nacional, a Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar trouxe aos inspectores, em Benguela, os novos modelos uniformizados de coletes. Em termos de recursos humanos, destacou que os quadros, dotados de experiência, transitaram das extintas instituições de inspecção para a ANIESA.

"Antes, existiam no país várias inspecções (do Comércio, da Indústria, da Saúde e do Ambiente), o que criava constrangimentos aos agentes económicos. Às vezes, num único dia o agente comercial era multado várias vezes e muitas dessas multas convergiam", referiu, afirmando que, por isso, o Executivo criou a ANIESA, através do Decreto Presidencial n° 267/20 de 16 de Outubro, fundindo assim os vários sectores de inspecção existentes.

Neste momento, frisou o interlocutor, está tudo organizado e, com isso, a ANIESA está a reiniciar a fiscalização e inspecção das actividades económicas nos municípios. "Já fomos a várias províncias e hoje calhou a província de Benguela, onde trouxemos uma nova estratégia de actuação, com uma brigada de fiscalização multidisciplinar que visa simplificar os procedimentos", atestou.

Ainda na terça-feira, foi apresentado o responsável provincial da ANIESA em Benguela, Samuel Quinda Maleze, que é também o director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado.

 





+