ANPG avalia potencial petrolífero de bacias sedimentares no Cuanza Norte

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 09 Junho De 2022    19h04  

Ndalatando - A Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) está a avaliar o potencial petrolífero das várias bacias sedimentares dos municípios do Lucala, Ambaca, Bolongongo, Quiculungo, Samba Caju, Banga e Ngonguembo, na província do Cuanza Norte.

O facto foi anunciado à imprensa, hoje, pelo técnico de segurança institucional da ANPG, Leopoldino Correia.

O processo de avaliação do potencial de hidrocarboneto da província arrancou, na quarta-feira, no município do Lucala, com a auscultação das autoridades locais sobre a existência de pontos com indícios de petróleo nesses municípios.

Contempla ainda o estudo de acessibilidade as bacias sedimentares, para permitir a movimentação das equipas no terreno, que vão averiguar a situação geográfica da área, através de levantamentos topográficos e de imagens de satélite, para aferir a ocupação do espaço.

O trabalho visa a recolha de amostras à superfície de petróleo bruto e de gás natural, cujas ocorrências têm sido reportadas pela população, bem como obter amostras de rochas para análise laboratorial.

Acrescentou que o resultado final da análise laboratorial será integrado nos mapas gerados na primeira fase do estudo, possibilitando uma perspectiva do nível de prospectividade das diferentes áreas das bacias em análise.

Referiu que é do interesse de qualquer Estado conhecer os recursos existentes no seu território, e para tal é fundamental a realização desses estudos antes de se tomarem decisões de adjudicar a sua exploração.

O técnico não especificou a área total das bacias sedimentares, com probabilidades de ocorrências de petróleo bruto e gás natural a serem avaliados na província do Cuanza Norte.

 





+