Obras de requalificação da 7ª Avenida retomam dentro de dias

     Economia           
  • Luanda     Terça, 07 Fevereiro De 2023    17h50  
Governador de Luanda visitou hoje obras das estradas de Luanda
Governador de Luanda visitou hoje obras das estradas de Luanda
Gaspar dos Santos - ANGOP

Cazenga - As obras de requalificação da 7ª Avenida, no município do Cazenga, paralisadas a cerca de dois meses por razões contratuais, retomam dentro de dias, anunciou, hoje (terça-feira), o governador da província de Luanda, Manuel Homem.

O governador informou estarem em finalização, neste momento, os procedimentos administrativos e realçou haver “autorização do Ministério das Finanças para a substituição da empreiteira”, a fim de permitir que “as obras possam, nos próximos dias, não mais de um mês, serem retomadas”.

Ao falar à imprensa, no final de uma visita de trabalho, que serviu para a inauguração de infra-estruturas escolares concluídas no âmbito do PIIM, o gestor lembrou existir em Luanda um programa de reabilitação de estradas, vias secundárias e terciárias, que estão a ser materializadas paulatinamente.

Precisou existirem outros desafios que também estão a ser desenvolvidos, a exemplo da 6ª Avenida no Cazenga, e outros que estão no plano especial que o Governo da Província está a implementar.

Para si, mais duas vias, não mencionadas, estão a ser planificadas, no programa de continuidade, para que, no âmbito do PIIM2, possam entrar no programa de reestruturação de vias.

Referiu que o Cazenga tem outras prioridades e desafios nos domínios da macro e microdrenagem que precisam de atenção redrobrada.

Manuel Homem disse existir, dentro do programa de intervenção para Luanda, projectos que vão melhorar, de modo substancial, as infra-estruturas de macrodrenagem.

Referiu também que está a ser feito esforço para materializar vários outros programas nos domínios da educação, saúde, vias de acesso, água potável e energia eléctrica, no município do Cazenga.

Cazenga é um dos nove municípios que constituem a província de Luanda. É limitado a Oeste pelo município de Luanda, a Norte pelo município de Cacuaco , a Leste faz fronteira com o município de Viana e a Sul com o município do Kilamba Kiaxi.

Calcula-se que Cazenga conta com uma área territorial de 41,2 quilómetros quadrados, sendo o quinto município mais populoso e densamente povoado de Angola, ficando atrás respectivamente somente de Luanda, Viana, Cacuaco e Belas.

 Estima-se que a sua população do Cazenga esteja a volta dos dois milhões de habitantes, mas as projecções do Instituto de Nacional de Estatística (INE), de 2018, indicam 1 011 397 de habitantes.





Notícias de Interesse

+