Apenas seis projectos beneficiaram do PRODESI no Lobito

     Economia           
  • Benguela     Sexta, 07 Janeiro De 2022    18h28  
Município de Belas, a sul de Luanda, vai aumentar sua produção de bens alimentares (Foto Ilustração)
Município de Belas, a sul de Luanda, vai aumentar sua produção de bens alimentares (Foto Ilustração)
Morais Silva

Lobito - Seis projectos nas áreas da agricultura e avicultura beneficiaram, em 2021, da linha de crédito do PRODESI, no município do Lobito, província de Benguela, num universo de 70 candidaturas, soube a ANGOP, esta sexta-feira.

Segundo o director de Promoção de Desenvolvimento Económico Integrado do município, Pedro Jamba, o facto deveu-se principalmente à falta de informação por parte de alguns candidatos, sobre os procedimentos a seguir.

O responsável informou que receberam 70 projectos nos mais variados estágios, nomeadamente formalização da documentação, legalização do terreno e análise na banca.

"Há empresários que não reuniram a documentação necessária, enquanto que outros, emocionados com o valor do crédito a receber, passaram informações que não correspondem com o que existe no terreno", explicou.

Pedro Jamba acrescentou que há casos em que empresários afirmavam ter terreno disponível, quando na verdade a maioria do espaço ainda estava por desmatar.

Falando sobre o apoio institucional dado pela sua direção, disse que primeiro faz-se o acompanhamento da documentação, seguindo-se a legalização do terreno e por último, a avaliação por parte da banca.

Para o efeito, foi criada uma comissão multissetorial para monitorar o Timing dos processos na banca, permanecendo 45 dias, findo os quais,  a comissão entra em acção para saber sobre o ponto de situação dos projectos.

Ainda sobre os projectos que já estão a dar resultado, salientou o desempenho de um empresário da avicultura que já mostra capacidade de resposta para o mercado, inclusive aumentou alguns postos de trabalho.

"Para este ano, um dos grandes desafios é trabalhar com as 36 cooperativas agrícolas registadas para conseguirem financiamento", sublinhou o director.

O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) foi aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho.

É um programa do Executivo para acelerar a diversificação da produção nacional e a geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações, designadamente nos seguintes sectores: Alimentação e Agro-indústria, Recursos Minerais, Petróleo e Gás Natural, Florestal, Têxteis, Vestuário e Calçado, Construção e Obras Públicas, Tecnologias de Informação e Telecomunicações, Saúde, Educação, Formação e Investigação Científica, Turismo e Lazer.   

As linhas de crédito para a operacionalização do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) aprovaram, desde o arranque até a presente data, um total de 1 020 projectos, no valor de 732,3 mil milhões de kwanzas, o que perfaz uma taxa de aprovação igual a 61,4 por cento.

 





+